11/11/2021 às 20h00min - Atualizada em 12/11/2021 às 00h00min

Valor da criptomoeda Squid cai devido a suposto golpe de “rug pull”

ESET alerta sobre o caso da criptomoeda Squid, usada para o jogo inspirado na série da Netflix "Round 6”

SALA DA NOTÍCIA Weslley Morais

ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, analisa o caso da criptomoeda Squid, usada para o jogo inspirado na série da Netflix “Round 6”. O valor de mercado da criptomoeda cresceu muito nos últimos dias, mas seu valor despencou e devido uma suposta fraude.

 

Há cerca de uma semana, uma criptomoeda chamada Squid foi lançada no mercado em referência à série sul-coreana da Netflix, Round 6, em inglês Squid Game. É um jogo que estava para ser lançado em novembro e que consistia em uma réplica da série sob o modelo de Pay To Win, o que implica que para jogar você tem que pagar para obter o Squid, o único criptoativo válido para jogar.

 

Em 26 de outubro, o Squid começou a ser negociado na plataforma PancakeSwap com um valor de 1 centavo por criptomoeda, mas seu valor naquela sexta-feira atingiu US$ 4,39 e na segunda-feira estava em US$ 2.800, segundo o Coinmarketcap. A ESET enfatiza que a popularidade da série atraiu uma grande massa de interessados ​​em adquirir a criptomoeda.

 

O conflito começou quando muitos usuários relataram problemas para vender as criptomoedas. Pouco depois, na mesma segunda-feira, seu valor desmoronou. A conta oficial do Twitter “Squid Game token” desapareceu, assim como sua conta no Medium, e seu site oficial também parou de funcionar. Isso significa que os usuários que possuem as criptomoedas não podem vendê-las na plataforma descentralizada PancakeSwap.

 

Os desenvolvedores teriam embolsado US $3,3 milhões em um golpe conhecido como "rug pull" (em tradução livre: puxar o tapete), que é cada vez mais comum no ecossistema financeiro descentralizado. Esse tipo de fraude ocorre quando os desenvolvedores de um projeto, como a criptomoeda Squid, o abandonam e ficam com o dinheiro dos investidores. Como explica o Coinmarketcap, “Uma vez que um número significativo de investidores troca seu Ethereum pela criptomoeda, os criadores do ativo esvaziam os pools de liquidez, fazendo com que o valor da moeda caia para zero.”

 

Por sua vez, o Exchange de criptomoedas Binance está investigando o problema com a criptomoeda Squid e confirma em um relatório que o considera uma fraude típica de “rug pull”.

 

Segundo a BBC, vários especialistas em criptomoedas alertaram que era possível que se tratasse de um golpe e garantem que esse tipo de fraude está crescendo. Atualmente, os novos cripto-ativos podem estar disponíveis em bolsas descentralizadas desde o primeiro dia, sem qualquer tipo de regulamentação, explicou um especialista.

 

Para aqueles que estão monitorando as novas criptomoedas e estão dispostos a investir dinheiro em algo que representa uma oportunidade interessante, eles devem saber que existem riscos de fraude. O crescimento de fraudes em torno de ativos criptográficos parece indicar que eles dificilmente desaparecerão. Como o especialista ESET Jake Moore explica, “Esses tipos de golpes tiram proveito de tendências populares e, no caso da série Round 6, não é diferente”.

 

Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: 

https://www.welivesecurity.com/br/2021/11/05/token-de-jogo-inspirado-em-round-6-se-revela-um-golpe-do-tipo-rug-pull/


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »