19/11/2021 às 13h01min - Atualizada em 19/11/2021 às 13h01min

Regulamentação do passaporte da vacina na Paraíba deve ser anunciada pelo governador ainda hoje

De acordo com o secretário de Saúde do estado, João Azevêdo vai fazer o anúncio na tarde desta sexta-feira. O decreto deve vir com a exigência de duas doses para acesso a espaços fechados.

Click PB
Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. (Foto: Walla Santos)
O governador João Azevêdo deve anunciar a regulamentação da lei que institui o passaporte da vacinação na Paraíba ainda nesta sexta-feira (19). Em entrevista para o ClickPB, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que o anúncio deve sair durante o período da tarde, mas não adiantou quais foram as diretrizes definidas.

"Nós fizemos uma reunião essa semana e ele disse que até hoje sairia, estamos aguardando. A publicização vai ser dele. Eu já dei minha opinião e ele vai deliberar o que achar correto", disse.

No dia 28 de outubro, em contato com o portal, Geraldo havia dito que a regulamentação do passaporte iria exigir o esquema vacinal completo (duas doses) para acesso a espaços fechados, como bares e restaurantes.

Ano Novo e Carnaval

Sobre a declaração do governo de Pernambuco a respeito da possibilidade de não haver carnaval pela baixa adesão da população à segunda dose contra a Covid-19, o secretário disse que irá se reunir com o Ministério Público na próxima segunda-feira (22) para tratar das medidas que serão adotadas a festas de grande proporção como Natal, Ano Novo e Carnaval na Paraíba.

Na Europa, vários países estão aplicando ações restritivas a pessoas não vacinadas e até mesmo lockdown a quem escolheu não receber a imunização. Geraldo considerou que o passaporte vai cumprir essa função no estado paraibano. 

"O passaporte vacinal vai justamente estimular as pessoas a se vacinarem e inibir o acesso às pessoas que não se vacinaram aos ambientes públicos. É uma maneira diferente de cumprir essa função", pontuou.

Dose de reforço

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, a Paraíba tem atualmente 2.185.344 pessoas com duas doses ou dose única, o que corresponde a 53,84% da população. Municípios do estado também estão vacinando com a dose de reforço (3ª dose) pessoas acima de 18 anos.

"O espaço de tempo entre a segunda dose e a dose de reforço são cinco meses. Aquelas pessoas que têm doenças autoimunes podem se vacinar com 28 dias após a segunda dose. A recomendação é usar a intercambialidade das vacinas. Ou seja, se você usou a Coronavac, AstraZeneca ou Janssen, você vai receber a Pfizer. Se usou as duas doses da Pfizer, você terá a opção de usar a AstraZeneca ou Janssen", concluiu o secretário.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »