14/12/2021 às 16h57min - Atualizada em 15/12/2021 às 00h00min

Biografia de empresário do ramo de ares condicionados é lançada em São Paulo

Obra foi escrita pelo jornalista e biógrafo Elias Awad, e noite de autógrafos ocorreu na noite do dia 8 de dezembro, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Fonte Assessoria de Comunicação
Divulgação
O empresário Sidney Tunda, presidente do Grupo Uniar, que conta com a Poloar Ar-Condicionado e a STR, realizou uma sessão de autógrafos na noite do dia 8 de dezembro, durante evento de lançamento de sua biografia, ocorrido na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo, e que reuniu amigos e familiares do empresário.

A obra, escrita pelo jornalista e biógrafo Elias Awad e intitulada “Sidney Tunda: sorte, peito e jeito!”, da editora Grupo Novo Século, retrata toda a trajetória de vida do empresário, desde quando ainda era um engraxate na pequena cidade paulista de Pindorama até o sucesso como empresário da maior rede de lojas de ar-condicionado da América Latina.

A noite foi muito especial para mim, pois tive o prazer de reunir amigos e familiares para o lançamento de minha biografia. O evento de ontem, além de especial, foi dedicado à minha querida e amada Toninha, com quem tive o prazer de partilhar minha vida e de quem sinto imensa saudade”, comenta Sidney.

O nome do livro é inspirado em uma das mais célebres frases de Sidney Tunda. “Sorte, peito e jeito! Sorte para ser feliz, peito para ser aguerrido e determinado e jeito para fazer tudo com qualidade e perfeição”.

Sidney, hoje com 76 anos, nasceu em Pindorama, a 370 quilômetros da capital paulista. De origem humilde, sua trajetória se assemelha a de muitos brasileiros, mas difere na forma como ele a conduziu. É uma história real que mostra o esforço, o trabalho, a visão de mercado e o otimismo para superar barreiras.

Trajetória profissional

Tudo começou na pequena cidade de Pindorama. Lá, o jovem corajoso e sonhador chamado Sidney chegou a executar as mais diversas atividades. Com o tempo, ele teve a percepção de que, para crescer, seria necessário buscar um voo maior. No fim dos anos 60, mudou-se para São Paulo e lá trabalhou com o tio por alguns anos, instalando aparelhos de ar-condicionado.

Ao final da parceria, Sidney decidiu, então, abrir sua própria loja. Assim nasceu a Poloar Ar-condicionado, em 1979, apenas como um estabelecimento que realizava instalações dos aparelhos, localizado no tradicional bairro de Bela Vista, na capital paulista. Em 1981 passou a adquirir aparelhos para venda.

“Confesso que nunca busquei fortunas e ser dono da maior empresa do segmento. Eu procurei, sim, trabalhar, empregar pessoas, respeitar os clientes e ter a melhor empresa do Brasil”, destaca Sidney.

Desde então, não parou de crescer. No entanto, engana-se quem pensa que existe uma fórmula mágica de Sidney, passando de um jovem pobre de cidade pequena para um empresário bem-sucedido, dono da maior rede de lojas de ar-condicionado da América Latina.

Tudo isso é fruto do trabalho de Sidney, de sua visão de mercado para detectar uma necessidade das pessoas aliada ao serviço prestado com eficiência, de sua perseverança e de sua coragem para superar todas as crises que o país enfrentou, sem nunca ter fechado um ano no vermelho.

“Em mais de quarenta anos de empresa, nunca fechamos um mês em que não houvesse lucro. Sabe por que minha empresa deu resultado? Porque a receita sempre foi maior do que a despesa. Não tem outro jeito de vencer nos negócios”, garante Sidney.

A crise dos anos 80 que assolou o Brasil, o período conturbado no meio dos anos 90, o apagão em 2001 e a pandemia da covid-19. Sidney superou obstáculos com visão e coragem, e todos esses momentos são retratados no livro escrito pelo jornalista e biógrafo Elias Awad.

“Este é o meu 34º livro biográfico, e apesar de cada um ter suas particularidades, este mostra o que é um ‘conto de fadas’ da vida real. Não existe fórmula para o sucesso profissional. Existe trabalho, perseverança e visão de mercado. Todas essas características estão presentes no senhor Sidney, mas a principal é o otimismo que sempre o acompanha em todos os seus passos e decisões. Para mim, foi gratificante ter produzido esta biografia em tempos como os que estamos vivendo. Todo brasileiro precisa conhecer um pouco mais de Sidney Tunda”, enaltece Elias Awad.

Sobre o Grupo Uniar (Poloar Ar-Condicionado e STR)

Atualmente, a rede conta com 36 filiais espalhadas pelo Brasil e três grandes centros de distribuição, sendo um em São Paulo e dois em Minas Gerais, nas cidades de Extrema e Frutal. Eles são pontos estratégicos para a logística da empresa atender, com eficiência, às demandas de clientes, parceiros e revendedores.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »