23/12/2021 às 20h34min - Atualizada em 24/12/2021 às 00h00min

Meu pet subiu na árvore de Natal, e agora?

Médica veterinária explica sobre enfeites que podem ser perigosos para os pets

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
https://falahub.com.br/falacriativa/
Divulgação/DogHero

Seu animal de estimação também se sente atraído pelos enfeites de Natal? Sabemos que as comemorações de fim de ano envolvem decorações cheias de objetos coloridos e símbolos que representam esta tão esperada celebração. Redondos, pendurados, com fios, cores vibrantes e tamanhos diferentes, os diversos tipos de enfeites se tornam uma tentação para o seu bichinho, ainda mais se for filhote. 

Pais e mães de pets precisam ter cuidado na escolha do tipo de enfeites para não causar acidentes. Objetos pequenos, feitos com materiais quebradiços, arames, fios e eletricidade, devem estar fora do alcance dos animais de estimação. 

“Por serem coloridos e atraentes aos olhos, os pets veem os enfeites de Natal como um brinquedo novo e que pode ser divertido. Os gatos, principalmente, se sentem tentados a balançar os enfeites pois adoram penduricalhos”, explica Thais Matos, médica veterinária da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina. 

Mesmo que pareçam inofensivos, os enfeites podem ser perigosos para os pets, há vários riscos envolvidos para a saúde e a vida dos animais de estimação, como: engasgamentos, cortes, choques e asfixias.

Por exemplo, o tradicional enfeite de bola de vidro, utilizado na decoração da árvore de natal, geralmente é feito de um material que pode se quebrar, machucando as patinhas do pet caso ele pise, ou ser engolido pelo animalzinho, provocando lesões de esôfago e lesões de língua, que sangram demasiadamente. Os fragmentos do vidro podem ainda ir para o intestino do pet, provocando perfuração intestinal”, completa Thais..

Veja abaixo algumas dicas da médica veterinária da DogHero  para manter o bem-estar do pet e conseguir decorar seu ambiente para as festas de fim de ano:

 

O que fazer com o enfeite de bola de vidro?

A opção é substituir pelo enfeite de bola de isopor com acabamento em tecido, ou em plástico, que não oferece tantos riscos e prestar atenção ao tamanho do enfeite para não ter risco do pet engolir. 

 

As luzinhas de Natal são perigosas?

Os tutores também precisam ficar atentos sobre as famosas luzinhas de Natal, pois também são perigosas para os pets, eles podem morder o fio e se machucar. Tem o risco de choque elétrico, que pode causar queimaduras e até mesmo o óbito do animal de estimação. Luzes sempre no alto! As lindas luzinhas pisca-pisca chamam a atenção dos pets, procure então pendurá-las só em locais altos e sem fiações passando pelo chão. Sobre os presentes, costumeiramente deixados no chão ao redor da árvore de natal, o melhor para quem é pai e mãe de pet é considerar colocá-los em uma caixa. Assim a casa fica enfeitada, no espírito de natal, sem risco para os pets.

 

O que fazer caso ocorra um acidente com o pet? 

Sabemos que emergência nunca tem hora marcada para acontecer, portanto, o tutor do pet precisa acionar o médico veterinário imediatamente, pois o especialista é apto para cuidar das necessidades imediatas e tomar todas as providências que o pet precisa. Nenhum tipo de remédio deve ser recomendado ao seu animalzinho sem a prescrição de um médico veterinário. Somente o profissional está habilitado para indicar o remédio correto que irá amenizar o desconforto do seu pet. 

 

Enfeite pequenos pode?

Outra coisa perigosa nas árvores de natal são os objetos pequenos como, o enfeite tradicional de mini papai noel. Um pet pequeno pode colocá-lo na boca e engolir o enfeite inteiro, por exemplo. Outra dica é fixar a árvore de Natal com cola quente, ou colocá-la em um vaso, com alguma coisa pesada, para que ela fique bem presa. Se a árvore for pequena procure deixá-la no alto, em cima de uma mesinha, por exemplo.  Assim não corre o risco de tombar se o gato subir nela, por exemplo!

 

E as fitas, posso usar para enfeitar o ambiente ou árvore de Natal?

Todo tipo de fita deve ser evitada,  é muito comum usar fios e fitas para prender as bolas na árvore de natal, porém os pets podem engolir e causar problemas graves, necessitando até mesmo de cirurgia. É principalmente perigoso os gatos,  que amam brincar com fios. A maioria dos enfeites tradicionais são feitos com arame em seu interior, embora sejam bonitos,  podem ser prejudiciais para a saúde dos pets.

 

Sobre a DogHero - a DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis - formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 30 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 “minicórnios” em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país - a Petlove&Co -, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet.


 


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »