07/01/2022 às 12h23min - Atualizada em 07/01/2022 às 12h23min

Supermercado que pegou fogo no Jardim Planalto é demolido pela Defesa Civil

Edificação corria risco de desabar e afetar casas e estabelecimentos vizinhos

Portal Correio
Grupo cata alimentos em escombros de supermercado (Foto: Reprodução/TV Correio)
O supermercado que pegou fogo no bairro Jardim Planalto, em João Pessoa, foi demolido pela Defesa Civil na noite dessa quinta-feira (6), após quase 16 horas de combate às chamas.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, José Renato Lins, a edificação corria risco de desabar e afetar casas e estabelecimentos vizinhos. Passava das 20h quando a demolição foi iniciada e ainda havia focos de incêndio.

O Corpo de Bombeiros já esperava que a operação fosse lenta, em razão do alto potencial inflamável dos materiais que estavam no estoque do supermercado, mas, segundo o capitão Bezerra, em entrevista à TV Correio, o colapso na estrutura do prédio tornou o trabalho ainda mais difícil.

“O acesso é muito complicado. Não tinha segurança para operarmos de baixo, tivemos que atuar pelos lados do prédio. Essa é a grande dificuldade da equipe. Só vamos terminar depois da demolição, quando tivermos acesso a todas as partes da edificação”, disse.

Na manhã desta sexta-feira (7), um grupo de pessoas foi até os escombros da demolição para recolher alimentos. Não se sabe se esses itens estão próprios para consumo humano ou se foram contaminados pelo fogo e fumaça tóxica durante o incêndio, mas, devido aos altos de desemprego, inflação e pobreza, as pessoas enxergavam os produtos como chance de garantir comida na mesa da família.

“Esses produtos significam muita coisa para mim e para toda minha família porque na hora da necessidade é triste olhar para os quatro cantos da casa e não ver nada. Um negócio desse para mim é uma riqueza, é ouro. Parece que foi Deus que desceu do céu e colocou isso no caminho da gente”, disse à TV Correio uma faxineira que se identificou apenas como Maria, de 67 anos. A idosa, que mora numa casa com mais 11 pessoas, contava com a ajuda de netos para catar itens nos escombros.

A TV Correio também apurou que um cofre do supermercado foi furtado dos escombros durante a madrugada, depois da saída do Corpo de Bombeiros do local. Câmeras de segurança da região teriam registrado o momento em que duas pessoas fugiram com o equipamento em uma moto. Elas teriam contato com auxílio de mais uma dupla para retirar o cofre dos escombros. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »