21/06/2021 às 18h11min - Atualizada em 22/06/2021 às 00h00min

Como funciona a manipulação de medicamentos

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

A manipulação de medicamentos é um serviço prestado por algumas farmácias e é um processo no qual os medicamentos são preparados em formulações exclusivas para um paciente específico.

 

Essas formulações às vezes podem ser muito importantes para atender às necessidades do paciente, como quando uma pessoa é alérgica a um ingrediente inativo encontrado em formas comercialmente disponíveis do medicamento.

 

Um motivo comum para a manipulação de medicamentos é fornecer uma forma e método de administração que funcionem para um paciente específico. Por exemplo, crianças pequenas e adultos idosos podem ter dificuldade para engolir comprimidos. Se o medicamento comercial estiver disponível apenas na forma de comprimido, um farmacêutico de manipulação pode fornecer o mesmo medicamento na forma líquida.

 

Da mesma forma, algumas pessoas não conseguem tomar medicamentos orais devido a problemas digestivos que interferem na absorção. Neste caso, o farmacêutico de manipulação pode fornecer o medicamento como um supositório ou gel transdérmico.

 

Com medicamentos tópicos, um médico pode recomendar que um determinado medicamento, que só está disponível como creme, seja formulado como pomada, gel ou loção (e vice-versa), pois cada uma dessas formulações pode ter efeitos diferentes.

 

Neste artigo você vai ver como as farmácias de manipulação funcionam, bem como como funciona a manipulação de medicamentos nessas farmácias.

O que é uma farmácia de manipulação

Embora a maioria das farmácias ofereça algum nível de manipulação, a maior parte da manipulação é feita em farmácias que investiram em equipamentos e treinamento para fazê-lo com segurança e eficiência.

 

Ao contrário das farmácias comuns que vendem medicamentos manufaturados, um químico de manipulação irá manipular (misturar) e embalar sua receita no local. 

 

Manipulação é o processo de fazer um medicamento a partir de ingredientes crus que não estão prontamente disponíveis no mercado atualmente, fora de estoque ou não foram fabricados na dose e / ou forma de dosagem precisa que lhe foi prescrita. 

Diferenças da farmácia comum e da farmácia de manipulação

Uma farmácia de manipulação cria medicamentos personalizados a partir de ingredientes básicos para os pacientes.

 

Em vez de fornecer uma fórmula pré-misturada, o farmacêutico de manipulação começa com os medicamentos básicos, combinando-os e preparando-os para atender às necessidades individuais do paciente.

 

Como o farmacêutico trabalha com ingredientes básicos, a dosagem pode ser ajustada em proporções muito pequenas, em vez de simplesmente escolher a opção mais próxima disponível no mercado.

 

A indústria farmacêutica cria medicamentos em fórmulas e dosagens predefinidas em escala industrial. Isso equivale a milhões de doses e fórmulas por ano. Essa fabricação em grande escala deixa pouco espaço para personalização para pacientes com necessidades especiais.

Como os medicamentos manipulados são feitos

Os medicamentos usados ​​nas fórmulas de composição, quando decompostos, são virtualmente idênticos do ponto de vista químico. A única diferença real é que as farmácias de manipulação combinam os ingredientes internamente para atender às necessidades individuais do paciente.

 

Os farmacêuticos exigem uma receita para todos os medicamentos manipulados, da mesma forma que fazem com as receitas farmacêuticas de varejo.

Benefício da manipulação de medicamentos

Quando os grandes fabricantes interrompem a produção de certos medicamentos, eles tornam mais difícil para os pacientes que ainda precisam desses medicamentos preencher suas prescrições.

 

As farmácias de manipulação desempenham um papel importante no fornecimento de acesso a medicamentos descontinuados, recriando ingredientes de base farmacêutica, a fim de garantir que os pacientes recebam os cuidados intensivos de que necessitam.

 

Hoje, as farmácias de manipulação têm acesso a ingredientes farmacêuticos da mais alta qualidade e podem preencher a receita usando as pesquisas mais recentes, processos de controle de qualidade e técnicas que ajudam a atender às necessidades individuais do paciente.

 

Outro benefício é que alguns medicamentos possuem sabor desagradável, tornando difícil para os pacientes tomá-los conforme as instruções. Um farmacêutico de manipulação pode fazer a receita do zero com o sabor de escolha do paciente.

 

Isso é muito útil principalmente ao lidar com crianças e idosos e ate mesmo animais de estimação

 

Outro benefício especial da manipulação de medicamentos, é fazer medicamentos com forma de dosagens específicas para cada paciente. Por exemplo, se um medicamento só existe na forma de comprimido, o farmacêutico pode manipular para a forma líquida e até mesmo mudar o sabor.

 

Alguns medicamentos também podem ser combinados em uma forma tópica - creme ou gel que permite que o medicamento seja absorvido pela corrente sanguínea através da pele.

 

Alergia, sensibilidade, bem como intolerância do paciente a corantes, lactose, glúten ou álcool, podem causar reações indesejadas ao tomar um determinado medicamento. Em outros casos, os medicamentos disponíveis comercialmente podem conter excipientes, como enchimentos e conservantes, que não podem ser tolerados pelo paciente devido a sensibilidades ou alergias a essas substâncias. Uma farmácia de manipulação pode fazer uma fórmula sem os ingredientes ofensivos, para que o paciente ainda possa receber o tratamento certo.

 

Com certeza as farmácias de manipulação apesar de não serem conhecidas por alguns hoje em dia, é um tipo de farmácia que possui muita utilidade para a população em geral. Para conhecer mais sobre esse universo conheça a Drogaria Ponto Certo


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »