23/06/2021 às 18h27min - Atualizada em 24/06/2021 às 00h00min

Topaz, do Grupo Stefanini, é reconhecida em guia do Gartner sobre sistemas de core bancário para América Latina

A consultoria listou 15 fornecedores como relevantes, com produtos diferentes instalados na região, entre eles a solução de banco digital da Topaz

SALA DA NOTÍCIA Carolina Amaral
O mercado de sistemas de core bancário (Core Banking System - CBS) cresceu 8,6% em 2020, em comparação com o ano anterior, sendo um dos mercados de crescimento mais rápido do mundo, segundo o Gartner. Um CBS normalmente inclui processamento de depósito, empréstimo, crédito e interfaces para sistemas de contabilidade e ferramentas de relatório, de acordo com a consultoria.
Uma das maneiras pelas quais o Gartner estuda este mercado é pesquisando regularmente os fornecedores de CBS que operam na região da América Latina. A pesquisa mais recente, realizada em janeiro de 2021, apontou o total de 23 fornecedores. Destes, 15 foram classificados como relevantes e entraram para o Guia para Banqueiros sobre CBS para América Latina, produzido pelo Gartner. Entre eles, está a empresa Topaz , do Grupo Stefanini, com a solução de banco digital.
Foram analisados diversos critérios pelo guia, com destaque da Topaz em modelos de entrega na nuvem e SaaS. Na categoria funcionalidades de negócios para bancos de varejo foram apontadas as funções: multimoeda, disponibilidade de empréstimos pessoais, depósito a prazo fixo, oferecimento de conta corrente e poupança, contabilidade geral e gerenciador de transações. Já em funcionalidades de negócios para bancos corporativos, os destaques foram: empréstimos comerciais também para pequenas e médias empresas, empréstimos rotativos, em moeda estrangeira, securitização, carta e linha de crédito e garantia bancária.
Com um poderoso conjunto de APIs e um processo ágil, a plataforma de negócios da Topaz, criada para instituições financeiras, permite a realização de operações bancárias em tempo real, por meio de vários canais, uma vez que é multiplataforma. Por ser modular, cada banco pode estruturá-la da maneira que melhor atende as necessidades de seus clientes. "Temos mais de 30 anos de conhecimento de mercado, e nossas soluções são aplicadas em cerca de 70 instalações financeiras, em 23 países. Toda essa expertise nos permite alcançar a segurança e a inovação exigida pelos bancos. Estamos satisfeitos pelo reconhecimento da Topaz como um fornecedor relevante de CBS no guia produzido pelo Gartner", afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.
No conteúdo divulgado, o Gartner apontou o Grupo Stefanini como "um integrador de sistemas-chave na região, com presença relevante em todo o mundo". Além disso, destaca que "O Topaz Digital Banking é vendido principalmente para bancos corporativos de médio a grande porte. É totalmente codificado em Java e roda em Oracle e bancos de dados Microsoft SQL Server".
Como a solução para banco digital da Topaz é integrada, usando tecnologias e ferramentas como nuvem nativa e independente, IA, API-first e DevOps, a plataforma ajuda os bancos a reduzir seu custo total de propriedade (TCO), aumentar a escalabilidade e implantar rapidamente em qualquer nuvem. "Queremos agregar cada vez mais funcionabilidades à nossa solução, para que ela possa evoluir juntamente com o mercado e atender as necessidades dos bancos do futuro", finaliza Jorge Iglesias.
Para conhecer mais sobre os produtos da Topaz, acesse: https://www.topaz.com.uy/pt-br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »