27/04/2022 às 19h46min - Atualizada em 28/04/2022 às 00h00min

Segurança psicológica vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas e ecossistemas

Mais que oferecer proteção, é necessário que as empresas se preocupem em como abordar assuntos difíceis para proporcionar relações mais seguras e constituir uma sociedade mais madura

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Duarte
Além da adaptação pós pandemia, das fatalidades climáticas, os brasileiros estão enfrentando também as consequências da guerra entre Ucrânia e Rússia, acordos internacionais rompidos e incertezas. Muitos são os fatores que ligam o alerta para questões que podem abalar a segurança psicológica das pessoas.

Como o Brasil é um país de diversas riquezas naturais e culturais, busca manter boas relações com outros países, além de seguir tendências para a melhoria da sua população. Por isso, empresas brasileiras, com foco na inovação, vem procurando lidar com as questões humanas tanto quanto se preocupam com sua saúde financeira. Este é o caso da Rede Lojacorr, maior rede de corretoras independentes de seguros do país, que tem em seu propósito ‘proteger o brasileiro mais e melhor’ e  possui um programa de benefícios com apoio psicológico desde 2013 e durante a pandemia estendeu também para os familiares dos colaboradores, além de aumentar seu quadro de colaboradores em 50% nos últimos 12 meses e está entre as melhores empresas para se trabalhar no ranking GPTW desde 2017.  

Entre as bases de inovação no setor das relações humanas está a necessidade de se preocupar em falar mais de assuntos difíceis para gerar uma sociedade mais segura psicologicamente, ainda mais no setor de seguros, quando há por essência da atividade a proteção, sendo física, emocional e financeira.

De acordo com a psicóloga, Carolina Quintino (CRP 08/13621), da Rede Lojacorr e fundadora da Em Si Psicologia, o conceito de segurança psicológica está cada vez mais em pauta, em relação às novas tendências do mundo corporativo, principalmente quando é pontuada a necessidade de proporcionar o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores, como um pilar para alcançar altos desempenhos e inovação. “Para haver segurança psicológica é necessário oferecer um ambiente de trabalho saudável para que os colaboradores exponham suas ideias e habilidades sem preocupações. Este ambiente seguro permite conversar sobre temas difíceis, posicionamentos divergentes, onde as pessoas respeitam as diferentes opiniões. É possível expor suas ideias, concordar e discordar, mantendo o respeito mútuo. Se a empresa oportuniza um ambiente para falar coisas difíceis, os colaboradores estarão incentivados a buscar soluções, e esta busca gera inovações”, explica.

No momento atual, de diversas instabilidades e grandes catástrofes, o caos pode trazer mudanças e transformações. “É algo que foge de nosso controle. No entanto, ter segurança psicológica auxilia este caos ser transformador (transformar a dor) ao invés de deformador (dar forma a dor). Por isso, quando alguém como psicólogo ou líderes das empresas proporcionam segurança psicológica para falar de fatos ou possibilidades, pode ser terapêutico para transformação inevitável”, acrescenta.

A Rede Lojacorr, como marca empregadora, vem buscando desenvolver cada vez mais esse senso de segurança psicológica para minimizar as dores da pandemia, da instabilidade sanitária, econômica, social e internacional que o mundo vem vivendo. Dirceu Tiegs, diretor de Gente e Gestão (CHRO) da Lojacorr acrescenta que estas adversidades são questões sérias que a empresa acredita que precisam ser enfrentadas em conjunto para que a Rede possa oferecer uma proteção ainda maior para todo o ecossistema. “Além de trabalhar com o colaborador como profissional mais maduro e transformador diante das adversidades, a Lojacorr vem buscando alternativas de oferecer mais segurança para todo o seu ecossistema por meio de uma rede de apoio físico, mental, afetivo e financeiro. Diversas ações vêm sendo tomadas corporativamente para estimular a segurança psicológica nas pessoas”, afirma.

Sobre a Rede Lojacorr: A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros e seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 59 Unidades (44 físicas e 15 remotas), a Lojacorr possui 440.000 documentos protocolados, comercializados por 5.000 profissionais de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede administrativa a capital Curitiba (PR), e sede comercial em São Paulo (SP), a empresa conta também com 250 colaboradores (sede e unidades). A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work, acelerada pela Endeavor e conquistou o Net Promoter Score (NPS) de 75,6 pontos no 2º semestre de 2021.
 


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »