06/05/2022 às 11h57min - Atualizada em 06/05/2022 às 11h57min

Empresas suspendem circulação de quatro linhas de ônibus a partir deste sábado em Campina Grande

Sitrans alega que a remuneração tarifária não cobre os custos da operação, tornando insustentável a prestação do serviço

Portal Correio
Terminal de Integração de Campina Grande (Foto: Divulgação)
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande (Sitrans) anunciou, na noite dessa quinta-feira (5), que irá suspender a circulação das linhas 903-B (São José da Mata), 910 (Jenipapo), 902 (Estreito -Salgadinho) e 955 (Galante) a partir deste sábado (7). A entidade alega que a remuneração tarifária não cobre os custos da operação dos ônibus, tornando insustentável a prestação do serviço.

“É completamente inviável a exploração de linhas deficitárias, sem a devida compensação tarifária, o que implica no flagrante desequilíbrio da equação econômico-financeira do contrato de concessão e, consequente, no descumprimento do que restou estabelecido no contrato público de concessão”, comunicou o sindicato.

Outro problema apontado pelas empresas foi a ação do transporte clandestino, que ocorre, segundo o Sitrans, sem que o Município adote medidas de enfrentamento. “As concessionárias sofrem cotidianamente com a concorrência ilegal, desleal e predatória, do flagrante transporte ilegal, o qual atua diuturnamente nas citadas linhas, sem qualquer tipo de fiscalização eficiente por parte do poder concedente”.

Segundo o Sitrans, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) foi informada sobre a suspensão das quatro linhas na última quarta-feira (3), mas não havia se manifestado a respeito do assunto.

Em nota à imprensa, a STTP disse que se mantém disponível para o diálogo e que vai procurar o Sitrans para discutir a suspensão das linhas ainda nesta sexta-feira (6).


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »