23/05/2022 às 20h05min - Atualizada em 24/05/2022 às 00h00min

Dia do orgulho nerd: 4 produtos em alta para vender na internet em comemoração a data

Roupas e acessórios para cosplay inspirados em personagens, itens de colecionador, cartas de R.P.G. e outros produtos são ótima oportunidade para atrair clientes no período

SALA DA NOTÍCIA Nubimetrics

No próximo dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, data que enaltece a cultura responsável pelos maiores sucessos do cinema, TV, literatura e games. Uma análise realizada pela Rakuten Digital Commerce mostrou que os amantes do universo nerd costumam gastar 40% a mais do que a média nacional, ou seja, essa é uma prova que o setor é relevante para a economia.

Mas, como as marcas podem aproveitar a data para atrair esses consumidores, principalmente na data comemorativa? O que já se pode adiantar é que os geeks e nerds consomem, na sua maioria, frases, estampas e artigos que fazem referência ao universo com produtos que tenham as imagens de seus personagens e histórias favoritas. Com tantas opções, veja o que está em alta no mercado, segundo os números da plataforma Nubimetrics - startup que empodera os sellers com dados inteligentes –  e quais itens podem ser uma boa pedida para alavancar as vendas.

1 - Cartas de R.P.G
Os jogos sempre estão em alta neste universo, mas uma ótima dica é comercializar, em especial, o R.P.G, também conhecido como Jogo de Interpretação ou Jogo de Personagens. Este produto atrai muito interesse na comunidade nerd pois representa mais de 32% das vendas nesta categoria, sendo a segunda maior em faturamento.

Entre as cartas mais vendidas na plataforma, a Nubimetrics tem observado que os box do desenho animado Pokémon apresentam melhor resultado de vendas. No último mês, a procura no ranking cresceu 177 posições nas buscas. Deste modo, as cartas do anime dominam o Top 5 de anúncios com mais vendas na categoria, sendo as da marca Copag as preferidas do público.

2 - Fantasia e acessórios para cosplay
Esta é uma uma forma de expressão artística e cultural muito importante dentro do universo geek. Vendido como fantasia, o cosplay, na maioria das vezes, é influenciado, diretamente, pelo mercado cinematográfico. Na análise da Nubimetrics, a demanda desta categoria teve crescimento nas buscas por fantasias do Homem-Aranha, um dos personagens mais queridos entre os brasileiros. Registrou-se crescimento de 53 posições, conquistando o 2º lugar  em abril. A marca acredita que isso ocorreu pelo recente lançamento do  filme ‘Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, que registrou mais de X milhões de reais em bilheteria.



 

Os acessórios para cosplay também se apresentam como uma boa oportunidade de venda na categoria. As luvas que compõem o visual, por exemplo, são responsáveis por quase 31% das vendas, seguidas por varinhas e escudos.


3 - Itens para colecionar: carros miniaturas

O público nerd tem em suas preferências HQs, livros, figures, games, bottons, roupas. A quantidade de itens colecionáveis é quase infinita e, na cultura geek, esse hábito além de comum, também é motivo de orgulho. Segundo a Nubimetrics, esse hobby cria diversas oportunidades para os vendedores do e-commerce, como é possível observar na categoria Veículos em Miniatura. Responsável por mais de 50% das vendas de Veículos de Brinquedo, essa categoria chama a atenção pela baixa competitividade de seu mercado e por suas vendas em crescimento expressivo, que superam as registradas em 2021.

Entre as marcas mais vendidas na categoria, os carrinhos da Hot Wheels se destacam nas preferências dos usuários: além de subir 120 posições no ranking de vendas dos últimos três meses, as buscas por esse artigo também crescem na plataforma.


4 - Controles e Joysticks

Sim, a comunidade gamer faz parte dessa cultura geek e nerd e ajuda a entender melhor o poder que essa categoria tem para gerar rentabilidade e criar oportunidades de crescimento no e-commerce. Ao analisar os dados, a Nubimetrics encontrou um cenário promissor em “Controles e Joysticks”, com vendas em expressivo crescimento e baixa competitividade.

Entre os anúncios com melhor desempenho, os controles joysticks para Xbox se destacam entre as preferências dos compradores, aparecendo em segundo e terceiro lugar no ranking dos mais procurados.

 

Sobre a Nubimetrics:

Fundada em 2010 em San Salvador de Jujuy, na Argentina, por Andrés Jara Werchau (CEO) e Pamela Scheurer (CTO), a Nubimetrics tem o intuito de ser uma plataforma SaaS que empodera os sellers de e-commerce com base nos dados de mercado analisados profundamente e que tem como finalidade ajudá-los a alavancar seu negócio da maneira inteligente. Em 2020 a Nubimetrics recebeu um novo aporte de 2,5 milhões de dólares, Séries A liderado pelo fundo Uruguaio IC-Ventures, e alcançou um valor estimado de 12 milhões de dólares. A startup também conta  com os selos Platinum, no Brasil, e Gold, na Argentina, do Mercado Livre, atua na América Latina, acumula clientes na Argentina, México, Brasil e outros 13 países além de EUA e México, tem o Brasil como seu foco de crescimento, parte disso reflete no investimento que a empresa concentra em 2021 agregaram ao C-Level da empresa Juliana Vital, como Global Chief Revenue Officer, que por sua vez contratou muitas das lideranças globais no brasil, hoje 44% das posições de Heads Globais são ocupadas por brasileiros atuando diretamente do Brasil.
  


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »