02/06/2022 às 12h33min - Atualizada em 02/06/2022 às 12h33min

‘Caminhos do Frio’ traz shows, cultura e gastronomia; veja programação em nove cidades da PB

Durante os meses de julho a setembro, a temperatura nessas cidades da região do Brejo da Paraíba fica em torno dos 12ºC

Portal Correio
Fotos: Divulgação/Montagem: Portal Correio
A Rota Cultural Caminhos do Frio teve a programação lançada nessa quarta-feira (1º) e começa no dia 4 de julho, com eventos culturais, gastronômicos e musicais em nove cidades da Paraíba até 4 de setembro. O evento foi suspenso por dois anos devido à pandemia. Este ano, a Rota homenageará o cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon, falecido em 2020.Entre as atrações musicias confirmadas estão Santanna, Valdonys, Cavalo de Pau e Jorge de Altinho.

O evento é realizado pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano e conta com apoio do Sebrae Paraíba, do Governo do Estado e de uma rede de supermercados.

 
A Rota começa em Areia, com uma programação no período de 4 a 10 de julho, e termina na cidade de Alagoa Grande, com apresentações culturais e vivências turísticas entre 29 de agosto e 4 de setembro, totalizando mais de 60 dias consecutivos de eventos.

O lançamento da programação do evento ocorreu em Bananeiras, no Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento, com a apresentação de Moisés Lima, filho do homenageado Pinto do Acordeon.

 
A Orquestra de Sanfoneiros da Cidade de Matinhas e personagens da Economia Criativa da região também participaram dos momentos de exibições artísticas culturais ao longo do lançamento.

Economia

Para a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a retomada do Caminhos do Frio significa o retorno do pertencimento, da integração e das conexões de todo o Brejo paraibano em prol da identidade cultural e da singularidade do território da região.

“Turismo rural, cultural, de aventura e ecoturismo fazem parte da rota porque é algo buscado pelos turistas que vão ao Brejo. Eles podem aproveitar a vivência durante o dia e excelente programação cultural à noite, com o frio da região serrana. O Sebrae faz parte da história do Caminhos do Frio e hoje vê essa maturidade que o setor do turismo do Brejo ganhou, com governança fortalecida por meio do Fórum de Turismo que serve de referência para outras regiões do estado”, destacou.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Sousa, enfatizou que, na programação da rota, cujo turismo é 100% rural, haverá oficinas de produção de tapioca colorida, de cocada de cachaça e outras focadas no empreendedorismo local e na oferta que a região tem a oferecer.

“Estamos com grandes expectativas, pois tudo foi pensado de forma aos turistas vivenciarem o local e observarem o desenvolvimento da economia da região, que gera emprego e renda. Além disso, há uma curiosidade em conhecer a identidade e cultura do Brejo paraibano, que é uma das principais regiões turísticas do estado”, afirmou.

Rota Cultural Caminhos do Frio
A Rota Cultural Caminhos do Frio inclui os municípios de Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Durante os meses de julho a setembro, a temperatura nessa região da Paraíba fica em torno dos 12ºC.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »