03/06/2022 às 20h50min - Atualizada em 04/06/2022 às 00h00min

Prêmio Criança 2022, da Fundação Abrinq, está com inscrições abertas

Realizada a cada dois anos, a premiação já reconheceu 89 iniciativas em diversas cidades do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Leandro Andrade
https://www.fadc.org.br/
Divulgação
A Fundação Abrinq abre hoje as inscrições para o Prêmio Criança 2022. A premiação será exclusiva para organizações da sociedade civil e voltada a projetos sociais que atuam em prol da saúde mental de crianças e adolescentes. Para participar, as organizações precisam estar em conformidade com todos os critérios do edital.

Criado em 1989, o Prêmio Criança foi idealizado para identificar e reconhecer iniciativas de empresas e organizações da sociedade civil voltadas a ações que contribuam para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes.

Realizada a cada dois anos, a premiação já reconheceu 89 iniciativas em diversas cidades do Brasil. Ao disseminar as boas práticas reconhecidas, o prêmio ressalta o valor dos projetos, mostrando o impacto deles na qualidade de vida e nas perspectivas de futuro das crianças e dos adolescentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é definida como um bem-estar no qual o indivíduo consegue ficar bem consigo mesmo e com os outros, de modo a responder positivamente às adversidades que surgem na vida. Por esses e outros fatores, é fundamental promovê-la desde a infância, período cujos aspectos sociais e emocionais estão em desenvolvimento.

Dada a importância do tema, a saúde mental também foi assunto da edição do Prêmio Criança 2020, sendo premiados três projetos de organizações da sociedade civil que executam projetos com práticas que contribuem para promover o bem-estar e a saúde mental das crianças e dos adolescentes atendidos: Projeto Com Tato desenvolvido pelo Instituto Fazendo História, de São Paulo – SP; Projeto Prevenção em Saúde Mental para Crianças e Adolescentes em Grupos de Inclusão, realizado pela Organização Manaíra, de Recife – PE e Projeto Quixote, mantido pela associação de mesmo nome, localizada em São Paulo.

A saúde mental é extremamente relevante para todo ser humano e evidenciar isso é fundamental para promovê-la. A infância e adolescência são fases cruciais para se trabalhar a saúde mental e por isso, por mais um ano, queremos apoiar e dar voz às organizações que desenvolvem projetos voltados para este tema”, explica Victor Graça, executivo da Fundação Abrinq.

Confira os projetos que podem ser inscritos

Podem se inscrever no Prêmio Criança 2022 iniciativas que estejam associadas a um ou mais dos seguintes eixos:

Eixo 1: Projetos que visam diminuir as chances de ocorrências de problemas relacionados à saúde mental em crianças e adolescentes expostos a fatores de risco;

Eixo 2: Projetos que visam identificar e evitar o agravamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;

Eixo 3: Projetos que visam oferecer cuidados e atendimentos clínicos voltados à saúde mental, bem como promover a redução de fatores de risco.

O projeto inscrito precisa estar sendo realizado pela organização há pelo menos 12 meses.

Documentação

As inscrições deverão ser feitas pela internet, mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição com a inclusão de todas as informações solicitadas. Será aceito somente 1 projeto por organização.

Juntamente com o formulário de inscrição deverão ser anexadas no sistema, cópias dos seguintes documentos:

•             Ata de Constituição;
•             Ata ou documento que estabeleceu a posse do atual presidente ou dirigente da instituição;
•             Estatuto Social;
•             Registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente;
•             Registro no Conselho da área de atuação.

Fique atento ao prazo! Os projetos só poderão ser inscritos até o dia 30 de junho de 2022, às 23h59 (horário de Brasília). 
Site com o edital: https://www.fadc.org.br/sites/default/files/2022-05/edital-premio-crianca-22.pdf Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail premiocrianca@fadc.org.br ou telefone (11) 3848-4896 e (11) 3848-5939.
 


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »