07/07/2021 às 17h54min - Atualizada em 08/07/2021 às 00h00min

Planejamento, divulgação assertiva e análise de dados são essenciais para a produção de eventos digitais

Especialista do setor traz detalhes para as empresas se saírem bem-sucedidas na organização dos seus eventos online

SALA DA NOTÍCIA Marcela Borges

O mercado de eventos passou por uma grande transformação desde o início da pandemia. Empresas que antes planejavam e executavam seus eventos no formato presencial precisaram rapidamente rever a organização de seus encontros, convenções, workshops e treinamentos para o ambiente digital. Para atender a essa demanda, a Evnts - startup que usa tecnologia para realização e gestão de eventos corporativos online de ponta a ponta - desenvolveu uma plataforma capaz de cumprir com as necessidades dessas companhias. Com expertise neste mercado, a startup sabe que o trabalho de organização, escolha da tecnologia e divulgação são essenciais para que as empresas consigam alcançar excelentes resultados com seus eventos online.

Para Lucas Franco, gerente de Marketing da Evnts, como em qualquer evento, o planejamento é a base para ter bons retornos. “Um evento online pode gerar resultados incríveis quando bem planejado. No ambiente virtual, o investimento e cuidado com a escolha dos fornecedores de tecnologia, por exemplo, devem ser ainda maiores, pois o sucesso desse projeto depende da boa experiência digital de quem faz o evento e de quem participa”, explica Lucas.

A divulgação também é uma etapa que merece atenção. De nada adianta contar com toda estrutura tecnológica e planejar a entrega de conteúdo durante o evento, se de fato a sua audiência não é adequadamente impactada e motivada a participar. O especialista comenta que, para uma divulgação assertiva, mais que entender quem é o público-alvo do seu evento, é crucial ter uma ideia bem clara de como ele se comporta no ambiente online. “Conhecer a sua audiência em profundidade é essencial nesta etapa. Você precisa saber em quais canais essas pessoas estão e como elas consomem conteúdo online. O seu público está no linkedin ou no instagram? Ele se atualiza por meio de blogs e portais, ou está imerso no universo dos podcasts? O email é um canal efetivo de comunicação, ou o WhatsApp cumpre melhor esse papel? Ter essas respostas na ponta da língua garante que você impacte as pessoas certas no momento certo.

Com essas informações em mãos, o próximo passo é estruturar um cronograma para a divulgação do seu evento. Em linhas gerais, uma estratégia de divulgação efetiva se resume em duas palavras: antecedência e frequência. “Não é mistério para ninguém que no digital a disputa pela atenção do público é muito mais acirrada. Por isso, você precisa de tempo suficiente e um volume significativo de conteúdos para distribuir entre seus canais de marketing. Além de ajudar a alcançar o maior número de pessoas possível, é uma forma de manter a audiência engajada até o início do evento”, comenta Lucas.

Vale destacar ainda que durante a realização do evento, muitos dados são gerados e eles são a base para analisar a performance das atrações e dos conteúdos. “Uma das principais vantagens deste ciclo de eventos digitais foi a importância que passamos a dar para os dados. É possível mensurar e avaliar toda a jornada do participante ao longo do evento por meio de métricas como canal de origem, tempo de permanência, engajamento com conteúdos, índice de satisfação, entre outras”, explica Lucas.

Porém, o empreendedor alerta para o fato de que não basta apenas ter dados, é imprescindível saber o que fazer com eles. Um evento pode ser uma excelente estratégia para lançar um novo produto, promover awareness para a marca ou mesmo gerar impacto financeiro direto. Por isso, o primeiro passo é ter um objetivo muito bem definido. “Você deve começar pelo porquê: porque eu vou fazer este evento e quais resultados eu espero atingir? Ter um objetivo claro permite determinar quais métricas devem ser acompanhadas e otimizadas continuamente”.

Concebida para trazer maior engajamento e resultados aos eventos das empresas que utilizam a solução, Lucas explica ainda que a Evnts se diferencia no mercado justamente por disponibilizar esses dados por meio dashboards completos e integrados ao final de cada evento. “Esse recurso facilita muito a vida das companhias. Uma análise de dados completa sobre os participantes e seu comportamento pode ser crucial para a recorrência de um evento e a geração de resultados de forma escalada”, conclui. 

Sobre a Evnts
A Evnts é uma startup de tecnologia que permite aos seus clientes a realização e gestão de eventos corporativos digitais de ponta a ponta. Com foco em engajamento e resultados, a plataforma oferece dashboards completos, customizáveis e integrados, hotsites, salas simultâneas, chats com possibilidade de moderação, pesquisas de satisfação, certificados aos participantes e muito mais.

Por mês, mais de 300 eventos digitais são feitos por meio da Evnts. O destaque da ferramenta vem da autonomia que ela oferece aos gestores e organizadores de eventos, que conseguem criar, gerenciar e ver todos os resultados deles em um só lugar. Desde o início da pandemia, mais de 2.500 eventos já foram feitos por meio da Evnts. Atualmente é utilizada por centenas das maiores empresas do país. Mais informações em: http://evnts.com.br.


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