12/07/2022 às 13h44min - Atualizada em 12/07/2022 às 13h44min

TRE-PB cassa mandatos dos vereadores de Nazarezinho por violação da cota de gênero

Suplentes de outros partidos que concorreram nas Eleições de 2020 devem assumir os cargos.

Click PB
Sessão desta segunda-feira (11) do TRE-PB decidiu por retotalização dos quocientes eleitoral e partidário para decidir quem assume (Foto: Divulgação)
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou a cassação dos registros e dos diplomas de todos os candidatos vinculados ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do Partido Cidadania, no município de Nazarezinho. A decisão foi tomada pelo tribunal, com unanimidade, nesta segunda-feira (11), por prática de abuso de poder e violação à cota de gênero.

Conforme a decisão, ficam anulados os votos atribuídos ao partido e demandada a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário. 

Dessa forma, os mandatos dos vereadores eleitos em 2020, Tarcísio Vale, Osório Miranda, Dayson Vieira e Lucas Vieira estão cassados.

O TRE-PB explicou ao ClickPB que, por conta da decisão, todos os vereadores e suplentes do partido devem sair dos seus cargos. 

Com isso, assumirão os suplentes de outros partidos que concorreram nas Eleições 2020 de Nazarezinho. A retotalização dos quocientes eleitoral e partidário vai definir quem deverá assumir.

Além disso, foi aplicada uma sanção de inelegibilidade pelas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes às candidatas Fábia Alves de Sousa e Virginia Leite Silva Lin, já que elas teriam se candidatado em 2020 apenas para cumprir os requisitos eleitorais a favor dos partidos, conforme o TRE-PB.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »