19/07/2022 às 13h06min - Atualizada em 19/07/2022 às 13h06min

Secretário anuncia redução do ICMS sobre etanol, de 18% para 15,3%, na Paraíba

Como acompanhou o ClickPB, o secretário destacou que a redução será considerável e ajudará a indústria sucroalcooleira​, bem como, o orçamento do consumidor.

Click PB
Após a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre a gasolina, além da Paraíba, outros seis estados anunciaram a redução do ICMS do etanol hidratado. (Foto: Divulgação)
O preço do litro do etanol reduzirá nos próximos dias na Paraíba. A medida tem o objetivo de manter a competitividade frente as recentes reduções no preço da gasolina, reduzindo o preço do álcool em todo o estado. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, ao programa Arapuan Verdade, desta terça-feira (19).

Como acompanhou o ClickPB, o secretário destacou que a redução será considerável e ajudará a indústria sucroalcooleira, bem como, o orçamento do consumidor. "Vai cair de 18% para 15,33%. Isso é muito bom para a indústria do nosso estado que gera muito emprego", disse.

Essa redução é consequência da promulgação, na semana passada, de uma emenda constitucional que prevê compensações da União para os estados que reduzirem a carga tributária dos biocombustíveis. Essa emenda faz parte da mesma proposta que prevê o aumento de benefícios sociais, e criação de outros, até dezembro.

Após a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre a gasolina, além da Paraíba, outros seis estados anunciaram a redução do ICMS do etanol hidratado. São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina são os estados que reduziram o imposto.

Em São Paulo, a alíquota passou de 13,3% para 9,57%, o que vai acarretar um impacto de R$ 563 milhões na arrecadação até o final do ano. Enquanto o governo do estado deve renunciar a 125,1 milhões ao mês, na bomba o valor deve cair 0,17.

Já em Minas Gerais, a alíquota passou de 16% para 9%. Nas redes sociais, o governador Romeu Zema afirmou que a medida vai seguir aliviando o bolso dos mineiros, a redução do imposto e vai manter a competitividade dos biocombustíveis.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »