25/07/2022 às 14h02min - Atualizada em 25/07/2022 às 14h02min

Presidente do TRE-PB, desembargador Leandro dos Santos, garante segurança das urnas e diz que "não há como interferir"

O desembargador Leandro dos Santos explicou que "a cada ano, essas normas de segurança estão sendo ampliadas exatamente para garantir essa confiabilidade".

Click PB
Leandro dos Santos afirmou que "não há como interferir" na segurança das urnas eletrônicas (Foto: Clilson Junior)
O desembargador Leandro dos Santos, presidente do Tribunal Regional Eleiotoral da Paraíba (TRE-PB), garantiu a inviolabilidade da urna eletrônica e a segurança do próximo pleito, em outubro de 2022. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, nesta segunda-feira (25), Leandro dos Santos afirmou que "não há como interferir".

A declaração do presidente do TRE-PB foi feita após recentes ataques à confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, principalmente por parte dos correligionários do presidente Jair Bolsonaro, que chegou até a defender uma apuração paralela das urnas, que seria conduzida pelas Forças Armadas. As suspeitas sobre falhas de segurança nas urnas eletrônicas vêm sendo espalhadas já a algum tempo. Apesar disso, não há provas de que o sistema tenha sido efetivamente fraudado ou alvo de hackers.

O desembargador Leandro dos Santos explicou que "a cada ano, essas normas de segurança estão sendo ampliadas exatamente para garantir essa confiabilidade". Ele considera ainda que a urna não precisa de defesa, tendo em vista todo o seu histórico de uso. "Não é por hoje, ou por essa eleição, que nós vamos traduzir o que a urna é", definiu o presidente do TRE-PB.

Para não restar quaisquer dúvidas, o desembargador Leandro dos Santos deixou claro que "tenho a convicção absolutíssima que ela [a urna] não será manipulada para favorecer candidato A, B ou C".


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »