26/07/2022 às 18h17min - Atualizada em 27/07/2022 às 00h00min

O que é planograma?

Especialista da Gofind explica como fazer esse documento

SALA DA NOTÍCIA Redação

As empresas mais competitivas do mercado recorrem ao planograma para aumentar o controle sobre o fluxo dos seus produtos, fidelizar o cliente e otimizar a exposição da marca. Contudo, para elaborar essa ferramenta tão importante, é preciso tomar ações estratégicas, se baseando nos dados de comportamento dos consumidores.

Pensando nisso, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, empresa de inteligência que conecta marcas e consumidores,  elaborou este conteúdo abordando a importância e como desenvolver um documento eficiente para a rotina do seu negócio. 

O que é planograma?

Planograma é a ferramenta que busca representar de forma gráfica a disposição dos produtos no ponto de venda físico (PDV), ou seja, é o documento  que orienta o posicionamento de uma mercadoria no local de venda, de acordo com o seu sortimento ou gerenciamento por categoria.

Além de focar na forma como as mercadorias serão distribuídas nos locais de venda, é importante que o planograma determine a quantidade de itens expostos, a separação dos diferentes tipos de produto, a ordem de cada item e toda a configuração de vitrine ou gôndola.

É crucial que, ao elaborar o planograma, a marca estabeleça um acordo com o varejista. Dependendo das vantagens da posição e prateleira desejadas, a negociação pode enfrentar a concorrência de outros fornecedores.

 

Como deve ser feito um planograma?

Veja abaixo algumas dicas práticas para a elaboração e execução do documento:

 

1.Defina os produtos 

O documento pode determinar a organização geral das mercadorias, sempre pensando na experiência do cliente ao entrar na loja.

 

2. Analise quais vendem mais e são mais lucrativos 

A partir de análises internas, é possível identificar as mercadorias com maior potencial de retorno sobre seus investimentos (ROI).

 

3. Crie promoções

A realização de promoções é um método muito utilizado para atrair clientes e potencializar as vendas.

 

4. Mantenha o planograma sempre atualizado

Revise o seu planograma e realize alterações conforme as necessidades de cada PDV.

 

5. Observe o comportamento dos seus clientes

Colher e analisar dados de comportamento do consumidor ajuda a melhorar sua estratégia.

 

6. Colete feedbacks 

Uma vez implementado, é importante que o plano seja acompanhado de perto. 

Como vimos acima, empresas que conseguem executar bem um planejamento estratégico, focado em otimizar a experiência do consumidor na loja, seja em um varejo físico ou no ambiente digital da loja, conseguem ser bem mais competitivas. Além disso, tornam-se mais rentáveis e lucrativas, obtendo maior retorno sobre seus investimentos (ROI).

Garantir que todas as etapas do processos sejam bem executadas por profissionais especializados e fazendo uso das tecnologias disponíveis para otimizar suas funções, garante maior controle da previsibilidade dos resultados alcançados, evitando futuras falhas e prevenindo gargalos que possam atrapalhar o sucesso das operações.

Por isso, invista seu tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento estratégico, controle e análise dos indicadores de desempenho. Isso fará com que sua empresa alcance a excelência, independente do segmento e competitividade do mercado.


 


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »