27/07/2022 às 18h41min - Atualizada em 28/07/2022 às 00h01min

Instituto Etiene Medeiros doa peças da nadadora para exposição na Arena de Pernambuco, em Recife

Crianças que integram o IEM, fundado por Etiene Medeiros, fizeram a entrega, juntamente com seu irmão, Jamison Medeiros. E todos participaram do Tour da Arena, conhecendo espaços como a Expo Arena - onde ficarão os objetos -, Pernambuco Imortal, Tribuna de Honra, vestiários e gramado

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
A Arena de Pernambuco, no Recife, passa a contar com peças que fazem parte da carreira e da história de Etiene Medeiros. Nesta terça-feira (26), crianças que integram o Instituto Etiene Medeiros (IEM) fizeram a entrega dos objetos, ao lado do irmão da nadadora pernambucana, Jamison Medeiros, para serem colocados no espaço do museu, na Expo Arena. E, durante a visita, participaram de uma edição especial do Tour na Arena, conhecendo espaços como a Expo Arena, Pernambuco Imortal, Tribuna de Honra, vestiários e gramado. O IEM, fundado por Etiene, tem o propósito de transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com atividades educacionais e esportivas acessíveis a todos.

Foram entregues ao presidente da Arena de Pernambuco, Breno Simões, para serem expostos aos torcedores e turistas que forem participar do Tour, alguns objetos exclusivos da nadadora: a medalha de ouro dos Jogos Mundiais Militares de 2015, a medalha de bronze da Copa do Mundo de Natação de 2012, a credencial utilizada durante o Campeonato Mundial de Natação de 2010, assim como um maiô do início de sua carreira como profissional e a "Touca Rosa", símbolo da campanha realizada por Etiene e seu projeto Nado Por Tudo, em uma alusão ao Outubro Rosa, mês da luta contra o câncer de mama e conscientização da prevenção da doença.

"É extraordinário poder doar esses itens que fazem parte da história de Etiene. Não só da história dela, mas do esporte pernambucano e nacional. Eternizar isso na Arena é bem legal, porque é uma forma de estarmos incentivando as crianças para mostrar que elas também conseguem", afirmou Jamison.

Mayara Araújo, diretora de operações do Instituto, também falou sobre a visita. "Para nós, é extraordinária a oportunidade de conhecer a Arena e tudo o que ela proporciona para os visitantes e para a sociedade pernambucana. Muitas dessas crianças nunca teriam a chance de estar em um lugar excepcional como esse, que mostra a cultura do Estado. Ficamos muito agradecidos e esperamos voltar em breve", disse.

O presidente da Arena, Breno Simões, agradeceu a visita e reforçou o compromisso de mostrar a história dos atletas pernambucanos nos espaços do Tour. "Foi muito emocionante receber as crianças do Instituto aqui na Arena. Nós sabemos o quanto esse passeio foi enriquecedor para todos. Agradeço ao Jamison por trazer as peças da Etiene para compor a Expo. Ela já tem sua história gravada no Pernambuco Imortal, nosso hall da fama, e agora também está em nosso museu. Fico bastante honrado em poder fazer parte desse momento", garantiu.

O Tour na Arena de Pernambuco é realizado às quintas-feiras e aos sábados e dura em média 40 minutos. Durante a visita, os torcedores conhecem a Expo Arena, Pernambuco Imortal, Tribuna de Honra, vestiários e o gramado. O valor da entrada é R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os interessados em conhecer a Arena deverão agendar pelo número (81) 3182.8295.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Sobre o IEM - O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e irão precisar participar de até 75% das atividades mensais do IEM. A não participação acarretará o desligamento e a abertura de nova vaga.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »