14/07/2021 às 18h07min - Atualizada em 15/07/2021 às 00h00min

Como ser aprovado em concursos bancários? VEJA

Você sonha em ingressar na carreira bancária? Então este artigo é para você! Confira as principais dicas para ser aprovado em concursos bancários!

SALA DA NOTÍCIA Kamila Aleixo
https://blog.grancursosonline.com.br/como-ser-aprovado-em-concursos-bancarios/

2021 promete ser um excelente ano para quem deseja ingressar na carreira bancária! O Concurso Banco do Brasil (Banco do Brasil)  e Concurso BRB (Banco de Brasília) estão com seus editais publicados e juntos ofertam mais de 4,5 mil vagas, distribuídas entre imediatas e cadastro reserva. Se você quer garantir a sua oportunidade, continue lendo para descobrir como ser aprovado em concursos bancários!

Ademais, outras oportunidades na carreira bancária que ainda não tiveram seus editais publicados estão previstas para o ano de 2021! Esse é o caso do Concurso Banco do Amazônia, CVM e Banco Central do Brasil.

Quer ler mais sobre oportunidades de concursos bancários? Então confira aqui!

Como ser aprovado em concursos bancários: dicas essenciais

Hora de pegar papel e caneta! Saiba como se preparar de maneira mais eficiente para os concursos bancários com as dicas abaixo!

Navegue pelo índice para encontrar mais facilmente cada um dos conteúdos:

  1. Conteúdos da carreira bancária 
  2. Plano de estudos
  3. Materiais gratuitos e cursos específicos
  4. Atualizações de conteúdo
  5. Preparação para avaliação discursiva
  6. Motivação!
  7. Preparação específica para o Concurso Banco do Brasil
  8. Preparação específica para o Concurso BRB 
  9. Preparação em vídeo

1. Conheça os conteúdos cobrados na carreira bancária

Apesar de possuírem especificidades, concursos bancários compartilham um mesmo esqueleto de matérias que são cobrados na maior parte das avaliações. Ao criar uma boa base com esses conhecimentos, será mais fácil adaptar os seus estudos para contemplar mais de uma seleção por vez, por exemplo. Confira abaixo a lista de conhecimentos para carreiras bancárias:

Conhecimentos básicos para concursos bancários

Por serem conhecimentos comuns à muitos concursos públicos, é muito importante se garantir nos conhecimentos básicos para construir o diferencial de pontuação nos conhecimentos específicos. Todavia, sempre observe o quantitativo e peso de questões para dedicar um tempo plausível a cada disciplina. Uma base forte e sólida em si não garante a aprovação, mas é um excelente começo.

  • Língua Portuguesa: é muito comum que o principal foco esteja na compreensão e interpretação de textos. Noções como pontuação, morfologia, semântica, acentuação e crase também são frequentes.
  • Raciocínio Lógico e Matemático (RLM): pode englobar análises combinatórias, lógica de proposições, porcentagem e teoria de conjuntos.
  • Matemática e/ ou Matemática Financeira: considerando as atividades de Escriturário, que são o cargo foco da maioria dos concursos bancários, o bom conhecimento das operações matemáticas e conceitos de matemática financeira (capital, juros, taxas de juros, fluxos de caixa)  são importantes para o dia a dia do servidor.
  • Noções de informática: cada vez mais a informática está presente em concursos públicos e por isso deve ter um espaço de destaque na sua preparação geral. Geralmente a cobrança gira em torno de processos nos principais sistemas operacionais (Windows, Linux) e a utilização de softwares do pacote office. A depender do cargo, também poderão ser cobradas noções sobre tecnologia da informação e segurança no ambiente online.
  • Atualidades do Mercado Financeiro: uma matéria que busca contemplar todas as inovações que influenciaram, direta ou indiretamente, o cotidiano de rotinas bancárias. Assim, poderão ser cobradas noções sobre o PIX, Internet Banking, Mobile Banking e Marketplace, por exemplo.
  • Língua Inglesa (cobrada em alguns concursos bancários, como Concurso Banco do Brasil: costuma ser cobrada de maneira mais básica, focando-se na compreensão e interpretação do texto. Também poderá ser abordado o conhecimento de classes de palavras e estruturação de frases.

Conhecimentos específicos para concursos bancários

São os conhecimentos que retêm o maior número de questões e também estão associados aos maiores pesos. Na estruturação do seu plano de estudo, devem receber mais atenção e horas de estudo.

  • Conhecimentos bancários: geralmente aborda os seguintes conceitos: capitais, câmbio, seguros (títulos de capitalização), previdência complementar, garantias e crimes de lavagem de dinheiro.  Costuma apresentar uma quantidade substancial de questões exatamente devido à sua relevância para o cotidiano do servidor bancário.
  • Vendas e Negociação:  geralmente engloba atendimento ao cliente, noções de marketing, ética e conduta profissional em vendas, código do consumidor, resoluções do BACEN e outras matérias relacionadas.
  • Legislação específica: noções sobre Bolsa Família, Ouvidorias e Estatutos.
  • Tecnologia da informação**: conhecimentos relacionados à segurança e manejo de dados. Geralmente se reserva apenas a cargos específicos, voltados para área de TI, como é o caso da função de Agente de Tecnologia, prevista no Concurso Banco do Brasil 2021.

2. Tenha um plano de estudos

O estudo geral para concursos bancários só deve continuar até que você decida objetivos específicos. Tomar esse passo o mais rápido possível é importante para que seus estudos se tornem mais específicos, concentrando-se nas exigências da banca organizadora e adequando-se ao nível de cobrança requisitado nas questões.

Além disso, você também terá tempo para estudar conteúdos específicos que podem se distinguir da lista de conhecimentos bancários gerais. Para além de tudo isso, um plano de estudos organiza e coordena o seu tempo, aumentando suas chances de conseguir resultados positivos.

Veja os principais pontos que um bom plano de estudos para carreiras bancárias deve apresentar:

  • Objetivos: tanto macro quanto micro. Quer um exemplo? Se o seu objetivo macro é ser aprovado no Concurso BRB, seus objetivos micro serão distribuídos pelos dias, semanas e meses que antecedem a avaliação. Assim, pode ser concluir o estudo de noções de marketing em uma semana, por exemplo. Estes objetivos menores, também chamados de metas, podem ajudar a te manter motivado e ciente do seu progresso. Contudo, cuidado com metas ambiciosas demais! Especialmente se você está começando, comece com pequenas expectativas e aumente-as com o tempo. Senão, você corre o risco de não conseguir cumpri-los, não por falta de competência, mas por falta de prática e acabar frustrado.
  • Hierarquização de conteúdo: dedicar o mesmo tempo para todas as matérias é uma furada, já que os concursos bancários (bem como a maioria dos certames) apresenta cobranças diferentes para cada um dos assuntos cobrados em edital. Lembre-se que você está se preparando para ser aprovado em uma avaliação específica. Por isso, é importante se adaptar à maneira como ela será estruturada. Assim, se a cobrança maior estiver em conhecimentos bancários, esse deverá ser o assunto com maior foco durante as suas rotinas. Isso não quer dizer que você vá deixar matérias de lado, mas vai te ajudar no fracionamento do seu tempo e prioridade. Leia mais sobre como fazer a hierarquização de conteúdos em um plano para concursos. 
  • Revisões: Fixar e fortalecer os conteúdos é essencial para não esquecê-los. Basta pensar que nosso cérebro é naturalmente programado para esquecer a maior parte das coisas que aprendemos. Para burlar esse efeito, programe momentos de revisão no seu cronograma de estudos. Você pode utilizar a técnica 07/24/30, por exemplo.
  • Resolução de questões e simulados:  por meio dessas técnicas, você não apenas coloca seus conhecimentos em prática, avaliando se realmente absorveu a matéria, como confere maior dinamismo às suas rotinas de estudo e o mais importante: treina diretamente para a prova.  A maioria dos concurseiros vitoriosos (e especialmente aqueles que são aprovados em diversos certames) tiveram em comum a resolução diária de questões e frequente de simulados. Ao incluir estes momentos no seu plano de estudos, você também garante melhores resultados.

3. Procure materiais atualizados, específicos e de qualidade

A escolha do material para concursos bancários é essencial, já que será o seu guia para a aprovação. Busque sempre os seus materiais em fontes confiáveis e atualizadas. Assim, você economiza tempo, tendo a certeza de que está estudando os pontos mais importantes para ser aprovado. Nada impede que você diversifique suas fontes, mas existem muitos benefícios de se comprometer com um material específico.  Assim, você se acostuma com a maneira que é estruturado, professores, métodos de ensino e afins.

Aqui no Gran nós oferecemos diferentes recursos para te auxiliar em todos os momentos da sua trajetória de ingresso nas carreiras bancárias. Veja:

Materiais gratuitos

Resolução de questões e simulados

Cursos específicos para carreiras bancárias

Preparação completa para concursos públicos

4. De olho nas atualizações de conteúdo e noções de informática

O atendimento e rotinas bancárias se atualizaram muito nos últimos anos. Por isso, uma das principais dicas de como ser aprovado em concursos bancários está em não deixar de conferir as principais novidades. Noções recentes como o PIX podem e muito provavelmente farão parte da maioria dos concursos bancários a partir de agora.

Além de com certeza serem abordadas em questões, essas novidades também poderão ser cobradas em avaliações discursivas. Por isso, é importante conhecê-las. Ademais, mesmo que seu cargo bancário não seja diretamente relacionado à tecnologia da informação, isso não significa que você pode deixar a informática de lado; especialmente se ela estiver prevista no seu edital.

Cuidado para não cair no erro de “todos usamos computadores, então eu domino as principais operações”. A cobrança dessa matéria tem ficado cada vez mais aprofundada nos últimos anos e você pode ter surpresas ruins. Saiba como estudar informática para concursos! 

Para que isso não aconteça, uma boa dica é não só resolver provas passadas, como também procurar por questões de simulado desenvolvidas por professores especialistas em concurso. Afinal de contas, esses profissionais se especializam em analisar seleções e são capazes de prever com uma margem muito grande de acerto os conteúdos com maiores chances de serem cobrados.

5. Não estude apenas para a avaliação objetiva

Para algumas pessoas, estudar para a etapa discursiva (por vezes prevista em concursos bancários) acaba ficando em segundo plano. Contudo, isso pode ser um grande erro! Você também pode melhorar suas técnicas de redação para aumentar o seu desempenho e tornar sua aprovação ainda mais certa.

Redações para concursos geralmente cobram a estrutura básica de textos argumentativos com introdução, desenvolvimento e conclusão. Durante o texto, espera-se que você trabalhe os argumentos apresentados e chegue a uma produção textual coesa e clara, seguindo as regras da língua portuguesa.

Se fazer redações nunca foi o seu forte, é ainda mais uma razão para praticar: afinal, a etapa discursiva muitas vezes não é apenas classificatória como também eliminatória.

Saiba como fazer uma boa avaliação discursiva 

6. Mantenha-se motivado e não desista!

Estudar para concursos não é uma tarefa simples: requer muita dedicação, resiliência e foco. Afinal, serão horas e horas de estudos e nem todos os dias serão bons. Contudo, lembre-se sempre dos seus objetivos e não se paute por períodos ruins.

O principal segredo para ser aprovado em concursos bancários, afinal, está em você e sua vontade de fazer acontecer. Caso esteja desmotivado, procure relatos de alunos aprovados, aulas motivacionais e continue na caminhada!

Cada um tem o seu próprio tempo. Mantenha a constância, busque manter sua saúde, alimentando-se, dormindo bem e fazendo exercícios físicos e você logo estará assumindo seu novo cargo na carreira bancária!

Como ser aprovado em concursos bancários: Concurso Banco do Brasil

O Concurso Banco do Brasil é uma das grandes oportunidades na carreira bancária de 2021. Ofertando 4.480 vagas de nível médio para o cargo de Escriturário em duas funções, terá suas provas aplicadas no dia 26 de setembro de 2021 e está com suas inscrições abertas até o dia 28 de julho de 2021.

O Concurso Banco do Brasil para o cargo de Agente Comercial tem vigência nacional e lotações em diferentes localidades brasileiras. É a sua chance de ingressar na carreira bancária! Veja abaixo alguns links que podem te auxiliar na preparação.

Saiba TUDO sobre o Concurso Banco do Brasil 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »