30/07/2021 às 10h50min - Atualizada em 02/08/2021 às 00h00min

Bairros planejados sustentáveis são o futuro do mercado imobiliário no pós-pandemia

Parque Cerrado, da Emccamp Residencial, é um exemplo de sucesso que une sustentabilidade, qualidade de vida e infraestrutura de lazer e serviços em um só lugar

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza
https://emccamp.com.br/
Divulgação Emccamp
Após mais de um ano de pandemia e isolamento social, o comportamento humano tem se modificado nas mais diversas áreas. No mundo imobiliário essas mudanças ficaram muito evidentes, trazendo à tona novas necessidades e prioridades, gerando novos comportamentos e verdadeiras tendências para os lares de agora e do futuro. Cada vez mais as pessoas zelam pela acessibilidade, querendo ter tudo por perto, sem ter que se deslocar para resolver as necessidades do dia a dia. Nesse cenário, o bairro planejado se tornou um grande atrativo: ele é estruturado para ter centros comerciais e espaços de lazer ao lado das residências. 

“Ficar mais tempo em casa tem contribuído com esse desejo de viver em um local que inspire bons momentos, ofereça contato com a natureza, qualidade de vida e convívio comunitário. Essas são as características que contemplam o Novo Urbanismo. Muitas pessoas sempre pensaram em morar nos grandes centros urbanos para estar próximo ao trabalho. Porém, com a pandemia, o home office é uma tendência que chegou para ficar; então, ter toda a infraestrutura de comércio, lazer e serviços essenciais próximo de casa se tornou fundamental”, destaca  Adriano Manetta, vice-presidente da área de Loteadoras da CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais).



 

Tendência do novo morar

 

São inúmeros os benefícios para se morar num bairro planejado, tanto para os moradores quanto para o município e investidores que buscam espaços urbanos amplos para construções modernas e sustentáveis. O Parque Cerrado é um exemplo de sucesso. O projeto é um bairro planejado da Emccamp Residencial, construtora que atua há 44 anos no setor da construção civil em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro,  que alia moradia, lazer, infraestrutura de  serviços e comércios e custo-benefício. 

 

Com um VGV de R$337,9 milhões, o Parque Cerrado é considerado o maior empreendimento do programa “Casa Verde e Amarela", antigo  "Minha Casa Minha Vida" na capital mineira.  O residencial está sendo erguido pela Emccamp Residencial, no bairro Monte Azul, região Norte da capital mineira, a dez minutos da Estação São Gabriel e da avenida Brasília. Das 1.400 unidades lançadas no mercado, 1275 já tiveram as vendas concretizadas, o que representa 91,7% dos apartamentos. Ao todo, o bairro planejado terá 2.280 apartamentos, distribuídos em 12 condomínios.

 

“Os apartamentos são os maiores do programa Casa Verde e Amarela, cumprindo a NBR 9050. A norma prevê o dimensionamento necessário para pessoas com necessidades especiais, não somente os cadeirantes, mas também grávidas, obesos e idosos. Todos os nossos apartamentos foram planejados para ter acessibilidade”, conta Andre Campos, vice-presidente da Emccamp.

 

Infraestrutura planejada

 

Pensando na comodidade dos futuros moradores, o Parque Cerrado contará com um centro comercial que terá espaços para a instalação de lojas como supermercado, farmácia, pet shop, padaria e outros serviços. “O conceito foi estudado durante cinco anos, em conjunto com o poder público, para entendermos as reais necessidades do futuro morador. Unificamos todas as exigências da Prefeitura: as questões de educação, saúde, meio ambiente e os projetos urbanístico e arquitetônico. Tudo isso aliado a áreas de lazer, de comércio e habitação. Conseguimos moldar todos esses pontos para chegar no produto final”, destaca Andre Campos.




 

Além dessa estrutura, a prefeitura vai implantar serviços como escola, posto de saúde, posto policial, BH Cidadania e creche. As áreas foram doadas pela Emccamp e os projetos foram entregues ao poder público, que é o responsável pela execução das obras.

 

Sustentabilidade e qualidade de vida



 

O Parque Cerrado está localizado no bairro Monte Azul, na região Norte de Belo Horizonte, a 20 minutos de carro do Centro. Também está próximo do transporte público, como ônibus e a Estação de Metrô São Gabriel, que dão acesso a toda região metropolitana. A questão ambiental também é um ponto que a Emccamp investiu neste projeto. As áreas verdes e as nascentes foram preservadas. A empresa ainda vai construir uma ciclovia no bairro e uma praça com quadra e equipamentos de ginástica. “São quase 500 mil metros quadrados de áreas sociais, ruas e avenidas, tudo muito bem distribuído, sem aquela sensação de adensamento”, observa Andre Campos.

 

Centro comercial

 

Está sendo construído no empreendimento o My Mall Power Parque Cerrado. Com investimentos de R$ 7 milhões, o empreendimento contará com 12 unidades, sendo uma loja-âncora já firmada com o Supermercados BH e uma filial da padaria MixPão. O centro comercial ocupará área de 5 mil metros quadrados, sendo 2 mil para a locação de lojas. 91 vagas para estacionamento, com 10 exclusivas para motocicletas e uma destinada a carga e descarga. 

 

O centro comercial é um projeto da a My Mall, empresa consolidada há nove anos no mercado de desenvolvimento de áreas comerciais e de entretenimento. As obras foram iniciadas em maio e a previsão de inauguração é no fim deste ano.




 

 

 

Serviço - “Parque Cerrado”

Localização: Bairro Monte Azul, Belo Horizonte

Mais informações: www.emccamp.com.br


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »