20/10/2022 às 15h22min - Atualizada em 20/10/2022 às 15h22min

Procon-JP apreende 287 produtos vencidos ou sem data-limite para consumo e autua três supermercados

Entre os itens retirados das prateleiras estão carnes, linguiças, pizzas, bolos, panetones, doces e cervejas

Portal Correio
Foto: Divulgação/Procon-JP
Três supermercados localizados em João Pessoa foram autuados pelo Procon Municipal por disponibilizarem produtos com prazo de validade vencido ou sem informação sobre data-limite para consumo. Além disso, 287 produtos foram apreendidos. Entre os itens retirados das prateleiras estão carnes, linguiças, pizzas, bolos, panetones, doces e cervejas. A inspeção começou na manhã de terça (18) e segue até esta sexta-feira (21).

Além de verificar irregularidades como a falta de validade ou prazo vencido dos produtos, os fiscais do Procon-JP também estão inspecionando o descumprimento das leis básicas que regem a relação de consumo, a exemplo da falta da precificação e da indisponibilidade de informações sobre órgãos de defesa do consumidor em local acessível, como um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o número 0800 083 2015 do Procon-JP.
 
Os supermercados autuados terão um prazo de 10 dias para a defesa e podem ser penalizados com multas. O secretário Rougger Guerra esclarece que a operação de fiscalização nesses estabelecimentos é necessária para garantir que a legislação seja aplicada, principalmente na parte dos alimentos comercializados, porque se trata de uma questão de saúde.
 
“As pessoas nem sempre conferem a validade do produto que está comprando. No entanto, é importante que verifique isso já que consumir produtos fora do prazo indicado pode se tornar perigoso. Por isso, alerto ao cidadão que acione o Procon-JP caso encontre algum tipo de irregularidade nesses locais”, orienta Rougger Guerra.
 
As penalidades para o descumprimento à legislação nesses estabelecimentos serão aplicadas conforme o grau da infração e podem ir de multas (com o mínimo de R$ 5 mil) até a suspensão temporária do serviço. O valor da multa é proporcional ao número de apreensões, aumentando diante do quantitativo e da gravidade da irregularidade.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »