02/11/2022 às 16h36min - Atualizada em 02/11/2022 às 16h36min

UFCG aprova cotas na nota do Enem para estudantes paraibanos

Bonificação será dada a partir de acréscimo na nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou no vestibular especial

Portal Correio
UFCG (Foto: Reprodução/Google Street View)
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aprovou a bonificação para estimular o acesso de estudantes paraibanos a cursos de graduação na instituição, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou vestibular especial. A resolução que dispõe sobre os critérios para inclusão da política afirmativa foi aprovada por unanimidade pelo Colegiado Pleno.

De acordo com a resolução, a bonificação será dada a partir de acréscimo na nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou no vestibular especial. Nos cursos que tenham até 50% de ocupação de estudantes paraibanos, a bonificação será de 10%; já nos cursos que tenham mais de 50% de ocupação de estudantes paraibanos a bonificação será de 5%.

Terão direito à bonificação os candidatos nascidos no estado da Paraíba ou que tenham estudado integralmente o Ensino Médio em escolas regulares, públicas e/ou privadas, ou obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou, ainda, supletivo, no Estado da Paraíba.

Ainda de acordo com o documento, os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto da Bonificação Estadual, quanto da política de reserva de vagas definida pela Lei de Cotas, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

A política afirmativa será incorporada na edição 2023.1 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Segundo o procurador institucional, Marcelo Ferreira, os critérios de participação serão definidos no Termo de Adesão do SiSU, que deverá ser lançado até o próximo dia 6 de novembro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »