10/11/2022 às 20h10min - Atualizada em 11/11/2022 às 00h00min

Copa: empresas investem em áreas de convivência para estimular encontros nos escritórios

Companhias apostam na evolução de ambientes para cativar colaboradores, estreitar vínculo e promover confraternização durante as partidas no Catar

SALA DA NOTÍCIA Rafael Franco e Tadeu Rover
WGO Comunicação
Divulgação/AKMX

Novembro, 2022 – Depois de precisarem se reinventar no processo de adaptação ao trabalho híbrido ou 100% remoto durante as fases mais críticas da pandemia da Covid-19, as empresas hoje vivem a realidade de tornar os seus espaços físicos cada vez mais atrativos para estimular funcionários a estarem presentes com a maior frequência possível após eles se acostumarem a cumprir as suas tarefas à distância. Em meio a esse novo panorama, muitas companhias apostam em aprimorar os seus ambientes de convivência com a chegada dos jogos no Catar, a partir de 20 de novembro.

A ideia é que esses locais tragam o benefício futuro de poderem ser utilizados com frequência para abrigar outros eventos e serão um legado importante para o cotidiano diário dos funcionários, que desfrutarão de uma nova estrutura para atividades do trabalho, como treinamentos, eventos e pequenas reuniões, além de serem usados para os momentos de pausa e descontração.

Um exemplo de quem investiu de maneira significativa na melhoria dos seus ambientes de trabalho é a ONE (Ocean Network Express), companhia de transporte marítimo com escritório na Avenida Paulista, em São Paulo. E ao promover, a partir de 2019, um processo de mudança cultural, na qual trocou o perfil formal por outro mais descontraído, a firma instalou até uma chopeira em sua remodelada área de convivência.

A AKMX Arquitetura e Engenharia, empresa com 20 anos de atuação no mercado corporativo, executou o projeto para transformar este local da ONE, que teve como resultado espaços mais arejados, funcionais e modernos.

Será justamente neste ambiente, batizado com o nome Ocean Lounge, que os funcionários poderão acompanhar os jogos do Brasil do torneio de futebol mais esperado pelos torcedores. A estreia, contra a Sérvia, acontecerá em 24 de novembro, uma quinta-feira, sendo que as três primeiras partidas da seleção brasileira no Catar ocorrerão em dias normais de trabalho, sempre na parte da tarde (pelo horário de Brasília).

“Durante a competição, que está muito presente na cultura brasileira a cada quatro anos, o país para pra ver a seleção. Com isso, a ideia da empresa é exibir as transmissões das partidas no lounge para que os funcionários possam desfrutar do espaço, interagindo com os colegas de trabalho e com o serviço de conveniência disponível a eles, sem ter a necessidade de sair às pressas para voltar para suas casas, evitando congestionamento no trânsito e transporte público lotado”, ressalta Hermírio Inamura, gerente administrativo da ONE.

A arquiteta Denise Morares, diretora de criação da AKMX, também ressalta a importância de as empresas pensarem nestes espaços como aliados em estratégias de retenção de talentos. “Esses locais, denominados como Work Lounges, favorecem a sinergia entre funcionários, colaboradores e clientes. Essas características de ‘ajustes físicos’ reforçam a tendência de que os escritórios serão um lugar de compartilhar experiências e de encontros dentro das empresas”, destaca Denise.

Bárbara Ferreira Alves, gerente de marketing da ONE, descreve as comodidades do lounge da empresa, que possui um enorme telão de LED, com 12,5 m de comprimento e 2,5 m de altura, cuja qualidade de imagem impressiona, e ainda conta com um videogame integrado, disponível para ser utilizado pelos funcionários nas horas livres do expediente. “O espaço tem chamado muito a atenção dos colaboradores, pelos mobiliários atrativos descontraídos e a vista privilegiada do ambiente externo, que favorece bastante a iluminação natural. 

Trouxemos opções diversas de interação, como uma máquina de fliperama e uma área para quem quiser praticar tênis de mesa, além de alguns jogos de tabuleiro”, ressalta Bárbara, lembrando também que o chope é liberado para os empregados às sextas-feiras, após as 17h. “Isso faz com que os colaboradores se identifiquem com o ambiente e torna o escritório um lugar mais amistoso”, complementa.

Hermírio Inamura, por sua vez, destaca que a pandemia serviu como um impulso para promover uma revolução na empresa, que se tornou possível, em parte, por conta do projeto que a AKMX executou. “Surgiu a oportunidade de criarmos um novo conceito de escritório e mudar a forma de trabalhar. Como a empresa implementou o trabalho híbrido, pensamos na oportunidade de os funcionários virem ao escritório e terem mais contato uns com os outros. Assim surgiu a ideia do Ocean Lounge, que pode ser utilizado conforme as necessidades, seja de lazer ou trabalho”, diz o gerente administrativo da ONE.

Sobre a AKMX

A AKMX Arquitetura e Engenharia soma 20 anos de atuação no mercado corporativo, se posicionando entre os principais escritórios do país. Com foco em projetos e obras corporativas, também desbrava o mundo digital, apresentando ao mercado um portal com mais de 10 mil produtos e serviços dedicados ao setor, a AKMX Store. Com operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami, traz em seu portfólio mais de mil marcas atendidas, aproximadamente 1,2 milhão de m² de espaços projetados e cerca de 1 milhão de m² em obras executadas. Assim, tem conquistado e fidelizado marcas, como: Maurício de Sousa Produções, Hyundai, CPFL Energia, Volkswagen, Renault, Adidas, Heineken, Deloitte, Millenium, Grupo Fleury, Creditas Auto, EDP Brasil, Electrolux, Bureau Veritas e Grupo Saint Gobain. Em 2022 é destaque do setor corporativo com recorde de indicações ao Prêmio Infra FM, citada pelos principais nomes do setor de facility, property e workplace do Brasil como excelência de atendimento.

Atendimento à imprensa:

Rafael Franco | rafael.franco@wgocomunicacao.com.br | (19) 99126.2086

Tadeu Rover | tadeu.rover@wgocomunicacao.com.br | (19) 97412.0940

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »