Pensando em um futuro agropecuário sustentável, o Canal Rural lança o projeto “Planeta Campo”, que leva aos produtores rurais informações sobre como produzir com sustentabilidade. A iniciativa estreia na próxima segunda-feira (23), e conta com uma série de ações em todas as plataformas da emissora que visam capacitar, inspirar e reconhecer os agricultores e pecuaristas.
Segundo Julio Cargnino, presidente do Canal Rural, o agronegócio brasileiro é campeão de sustentabilidade, mas nem sempre é reconhecido por isso. “Queremos mostrar que o agro é parte da solução dos problemas ambientais e que está fazendo muito pelo planeta. Nosso objetivo é conectar os produtores a experiências que já estão dando certo, com bons resultados econômicos, sociais e ambientais e mostrar isso à sociedade.” comenta.
O programa “Planeta Campo”, apresentado pelo jornalista Pablo Valler, será exibido de segunda a sexta, às 12h, e vai mostrar todas as iniciativas do setor para se adaptar às novas necessidades, produzindo com boas práticas aliadas à tecnologia. Serão exibidas reportagens, entrevistas e análises para que o produtor tenha a informação de como aliar a preservação ambiental e aumento da produtividade e rentabilidade. Também serão apresentados cases de sucesso de produtores rurais e empresas.
O público ainda vai se aprofundar no assunto com o “Planeta Campo Entrevista”, que vai ao ar às quartas-feiras, às 19h30, trazendo entrevistas com grandes pesquisadores, especialistas e dirigentes das maiores empresas do agronegócio. O site www.planetacampo.com.br, vai reunir todas as informações e contará com um time de colunistas especialistas no setor. O tema também será abordado nas redes sociais do projeto, trazendo engajamento com o público.
Todo cenário dos programas foi projetado em alinhamento com o tema e feito com materiais produzidos de forma sustentável. A madeira e o musgo são certificados com o Sistema de Gestão Ambiental 14001 e Norma de Qualidade ISSO 9001, já os móveis produzidos com pallet de transporte de carga, garrafa pet e lona de caminhão reaproveitada.
Para Jaqueline Silva, diretora de Programação e Artístico do Canal Rural, o “Planeta Campo” é mais que um programa, é um movimento que a emissora abraçou. “O nosso objetivo é tratar a adoção do ESG como gerador de melhores resultados econômicos para todos e mostrar que a coexistência entre produtividade e preservação ambiental não é apenas possível, mas necessária. Os conteúdos voltados para sustentabilidade no agro irão introduzir aos produtores práticas de sustentabilidade que podem ser replicadas para melhorarem a produção e a rentabilidade”, explica.
Evento Internacional - O “Planeta Campo” vai participar da UN Climate Change Conference of the Parties (COP26), que acontece em Glasgow entre os dias 1 e 12 de novembro. A intenção é conectar o público do agro brasileiro com as discussões da conferência. O evento é a principal cúpula da ONU para debater as questões climáticas. No mesmo mês, será realizado o Fórum Planeta Campo para aprofundar a discussão sobre os resultados da COP 26 e o papel dos produtores rurais.
“No ano da COP26, seremos um movimento em prol de boas práticas de conservação ambiental no campo. Vamos levar conhecimento, inspiração e engajamento para produtores rurais conectarem seus negócios com o futuro sustentável”, finaliza Jaqueline.