10/02/2023 às 16h34min - Atualizada em 10/02/2023 às 16h34min

O que causou acidente de trens com mais de 30 feridos? Especialista explica e CBTU aguarda técnicos de Brasília

Trens urbanos de João Pessoa voltaram a circular até a Estação de Santa Rita, na região metropolitana, nesta sexta-feira (10). O trecho foi liberado às 15h21

Portal Correio
À TV Correio, especialista apontou possíveis motivos (Foto: Reprodução/TV Correio)
Técnicos da Administração Central da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Brasília, virão a João Pessoa para participar da apuração do acidente que deixou mais de 30 passageiros feridos, nessa quinta-feira (9). A direção estima que a análise técnica seja concluída em 30 dias. À TV Correio, um especialista apontou possíveis motivos; veja mais abaixo.

Operação
Os trens urbanos de João Pessoa voltaram a circular até a Estação de Santa Rita, na região metropolitana, nesta sexta-feira (10). O trecho foi liberado às 15h21, após a retirada das duas composições que encontravam-se avariadas na Estação da Ilha do Bispo. Viagens entre João Pessoa e Cabedelo seguem ocorrendo normalmente.

Segundo a CBTU João Pessoa, devido ao acidente, a Companhia irá operar com dois trens e suspender, temporariamente, a entrada do terceiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Durante a manhã desta sexta (10), equipes trabalharam na separação dos trens, enquanto o pessoal especializado iniciava a apuração das causas do acidente.

O acidente
No fim da tarde dessa quinta, dois VLTs da CBTU bateram de frente próximo à Estação da Ilha do Bispo, em João Pessoa. O Hospital de Trauma da Capital informou que recebeu 36 pessoas feridas dessa ocorrência, mas todas em situação estável, e precisou acionar o plano de gerenciamento de crises, catástrofes e múltiplas vítimas da unidade de saúde.

Vídeo mostra acidente e especialista aponta possíveis causas
Um vídeo gravado em câmera de segurança na área próxima ao acidente mostra o momento do choque entre os dois trens. Assista abaixo.

À TV Correio, o especialista em transporte ferroviário Jarbas Moreira explicou o que pode ter provocado o acidente.

 


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »