23/04/2023 às 19h00min - Atualizada em 24/04/2023 às 00h00min

Rosana Valle pede que Relações Exteriores resgate brasileiros no Sudão

Deputada federal do PL-SP protocolou em caráter de urgência neste domingo (23/4) requerimento solicitando providências por parte do governo federal; em redes sociais, jogador de futebol Paulo Sérgio, que está preso no país africano, acusou o Itamaraty de ser omisso e desorganizado

SALA DA NOTÍCIA Simone Leone
Divulgação
A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) quer a retirada com urgência e segurança de 20 brasileiros que estão no Sudão, país africano em conflito armado há quase dez dias. O requerimento protocolado pela parlamentar neste domingo (23/4) pede providências por parte do Ministério das Relações Exteriores, chefiado por Mauro Vieira. O jogador de futebol Paulo Sérgio, um dos brasileiros presos em meio à guerra, usou as redes sociais nas últimas horas alertando o governo federal sobre a ajuda que o grupo de brasileiros pede há dias ao Itamaraty, mas sem sucesso:
“É um absurdo, é desumano o Brasil não dar atenção a esse pedido de socorro. São 20 brasileiros que estão em meio à guerra, correndo risco pessoal. Não é possível que ninguém das Relações Exteriores e do Itamaraty não esteja vendo urgência no assunto. O ideal seria eu não precisar protocolar documento pedindo algo que já deveria estar sendo feito pelo governo federal. É algo de excepcional urgência, tendo em vista a intensificação do conflito no território do Sudão”, reforça Rosana.
Preso no território africano onde defende a camisa do Al-Merreikh, o atacante Paulo Sérgio vem lançando mão das redes sociais para pedir ajuda ao Brasil. Em um dos conteúdos, o atleta chama membros do Itamaraty de mentirosos e desorganizados. O jogador ainda declara que hoje é o último dia para estrangeiros deixarem o país. O brasileiro está em meio ao conflito com um grupo que abarca mais nove pessoas – destas, quatro atletas. Na imagem do registro do atacante, é possível observar a evacuação de pessoas em diversos ônibus com a sigla das Nações Unidas.
“De acordo com o jogador, o Itamaraty teria deixado uma funcionária da Embaixada Brasileira no Sudão, sem apoio para deixar o local. Ela estaria junto com ele buscando fugir do conflito armado. Isso é abandono. A guerra deflagrada no Sudão tem deixado um rastro de violência e de mortes. É público. Isso já seria o suficiente para a União se mexer e estender a mão aos brasileiros que precisam voltar para casa”.
Desde que a guerra foi deflagrada no país africano, em 15 de abril, a capital Cartum tem sofrido intenso bombardeio, produzindo, em consequência, privação dos serviços de água e de energia elétrica, por exemplo, bem como forte odor de pólvora pelas ruas. Os moradores da cidade estão entrincheirados em suas casas, incluindo estrangeiros de várias partes do mundo, entre eles cerca de 20 brasileiros:
“De acordo com nossas apurações, muitos estrangeiros estão conseguindo sair do Sudão com o apoio de seus governos. Contudo, o governo brasileiro não consegue indicar um caminho para a evacuação do local. Espero que, o quanto antes e solidário ao nosso pedido urgente, o Ministério das Relações Exteriores tome as medidas necessárias para assegurar o direito de livre trânsito desses cidadãos, diante do grave quadro beligerante em que o Sudão se encontra”, concluiu a deputada do PL.
 


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »