21/06/2023 às 21h08min - Atualizada em 22/06/2023 às 00h00min

Relacionamento entre marca e consumidor: 5 descobertas do CX Trends 23

Mahara Scholz, da Octadesk, e Daniel Bafti, da E-goi, comentam dados que devem ser acompanhados pela comunicação das empresas

SALA DA NOTÍCIA Evelyn Spada
https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/relacionamento-entre-marca-e-consumidor-5-descobertas-do-cx-trends-23
Divulgação

Os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram significativamente nos últimos anos. A crise sanitária e econômica fez com que as pessoas repensassem suas prioridades e valores, incluindo a forma que consomem e as marcas que se relacionam. Essas transformações têm sido acompanhadas por uma maior atenção às redes sociais e ao marketing digital. 

E como 2023 é o ano da eficiência, é mais que necessário colocar em prática as estratégias certas, que vão trazer bons resultados com menos desperdício. Por isso, listamos cinco descobertas que foram destacadas na pesquisa CX Trends 2023, que ouviu mais de dois mil consumidores online brasileiros com mais de 16 anos de idade sobre as experiências de compra no ambiente digital. 

Marca Humana
Empresas engajadas com causas sociais são um motivo de recompra para 15% dos entrevistados. Ou seja, existe uma demanda crescente por empresas que não oferecem apenas produtos e serviços de qualidade, mas também demonstram responsabilidade social e ambiental. Os consumidores querem se relacionar com marcas engajadas socialmente porque isso vai além da simples transação comercial. O estudo mostrou que os consumidores buscam empresas que preservam seus valores, têm um impacto positivo na sociedade e assumem a responsabilidade de contribuir para um mundo melhor. Ao se conectar com essas marcas, os consumidores sentem-se parte de algo maior e têm a satisfação de saber que suas escolhas de consumo estão fazendo a diferença.

Erros de portugês
E sabe o que pode parecer um simples detalhe, mas que reduz consideravelmente a confiança na sua marca? Erros de português. O CX Trends 2023 mostrou que eles são o motivo de 45% dos consumidores não interagirem com o anúncio de uma marca. Por isso,  aposte na revisão dos materiais, especialmente dos anúncios, para conseguir otimizar os custos com publicidade.

O poder do brandformance
O principal motivo que prejudica a interação entre consumidor e marca via anúncios é quando a publicidade vem de uma empresa desconhecida. 56% dos consumidores online afirmaram que costumam não interagir com o anúncio por esse motivo. No entanto, se a sua empresa quer conquistar uma nova audiência, é preciso usar diferentes estratégias como o brandformance, que busca combinar a construção de marca com a obtenção de resultados comerciais. Além disso, aposte nas suas provas sociais, como  reviews e depoimentos de clientes assíduos, nos seus anúncios ou páginas de captura, e use técnicas de redação para falar sobre as dores certas e se aproximar de quem ainda não te conhece.

Canais para receber promoção
Ao longo da pesquisa, outro dado que chamou atenção foi sobre os canais mais populares para receber promoções. Para 59% dos respondentes, o Instagram é o melhor canal para esta interação, seguido do e-mail com 42% e o WhatsApp com 38%. Por isso, vale repensar as apostas e entender quais canais farão parte das estratégias de comunicação.

Fotos e descrições
Sobre as ações que as empresas poderiam adotar para melhorar a experiência de compra do cliente, 35% responderam que elas devem melhorar as fotos e descrições dos produtos no site e/ou aplicativo. Por isso, detalhar as informações e investir em imagens de boa qualidade vão ajudar a dissipar incertezas e dúvidas que os clientes possam ter. Ao fornecer uma comunicação clara sobre as especificações, funcionalidades e benefícios do produto, você permite que os clientes tomem decisões de compra mais certeiras.

Daniel Bafti é Partnership na E-goi e Mahara Scholz é Head de Revenue na Octadesk.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »