26/06/2023 às 19h16min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h00min

Governo de SP lança novos serviços para dependentes químicos

Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social também anunciou a instalação de mais três unidades de Casas Terapêuticas

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sp-lanca-novos-servicos-para-dependentes-quimicos/

Neste Dia Mundial de Combate às Drogas, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) anuncia novos equipamentos para o enfrentamento da dependência química.

A pasta lançará quatro novos serviços para apoio às famílias dos dependentes nos municípios de São Paulo, São José dos Campos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Também anuncia a instalação de mais 03 unidades das Casas Terapêuticas: uma para o público LGBTQIA+ na capital; e duas masculinas, sendo uma em Osasco e outra em Guarulhos, na Região Metropolitana de SP.

“Estamos empenhados em nossa luta contra as drogas e a dependência química. Exatamente por isso, vamos inaugurar ao longo do ano diversos serviços que atenderão diferentes públicos de acordo com as suas necessidades. Somente nesses novos serviços anunciados hoje, investiremos cerca de R$ 9 milhões por ano, e a expectativa é atender mais de 300 pessoas por mês”, anunciou Gilberto Nascimento, Secretário Estadual de Desenvolvimento Social.

Metodologia inovadora e serviços para as famílias

As Casas Terapêuticas trazem uma metodologia inovadora e destina-se a dependentes químicos que estão em situação de rua. O serviço está estruturado em 04 fases distintas e é ofertado em um sistema de 03 unidades denominadas Casas Terapêuticas. A pessoa acolhida passará por atendimentos com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais, para que sejam trabalhados o desenvolvimento de habilidades sociais, um novo projeto de vida e o alcance da autonomia de renda e moradia. O período de intervenção poderá durar até dois anos. E ainda existe um acompanhamento por mais seis meses para prevenção de recaídas.

Outra inovação são os Serviços de Apoio aos Familiares com Dependência Química e Suporte às Pessoas que passaram pelo tratamento. A família que tem em seu núcleo um dependente também fica adoecida, não sabe como lidar com todas as dificuldades e necessita de suporte. Esse serviço contará com técnicos de psicologia e serviço social que acolherão as famílias e desenvolverão diversas ações para seu fortalecimento psicoemocional.

Esses novos serviços entrarão em operação em julho próximo.

Prevenção

A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas da SEDS lançou uma campanha de prevenção para todo o Estado, intitulada “Prevenir, um ato de amor”. As peças chamam a atenção para o papel da sociedade, especialmente famílias, escolas, igrejas, terceiro setor, para ajudar a alertar e conscientizar, sobretudo adolescentes e jovens.

“Antes mesmo de pensar em prevenção, é necessário compreender que a dependência química deve ser compreendida em um contexto de vulnerabilidades e dores emocionais, sociais e de relacionamentos. Diante disto, a prevenção passa pelo fortalecimento de relações no ambiente familiar, no trabalho e na sociedade como um todo. Devemos garantir que nossas crianças e adolescentes cresçam em ambientes livres de violência, sem a presença do uso de drogas e numa sociedade que seja capaz de garantir um futuro promissor”, declarou Eliana Borges, Coordenadora de Políticas sobre Drogas da SEDS e Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conad),

O post Governo de SP lança novos serviços para dependentes químicos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »