23/08/2023 às 16h40min - Atualizada em 25/08/2023 às 00h00min

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançaTODAS in-Rede em Fartura

Iniciativa disponibiliza curso online gratuito sobre empreendedorismo e liderança para mulheres com deficiência

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/secretaria-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-lancatodas-in-rede-em-fartuna/

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou, nesta quarta-feira (23), na cidade de Fartura, o programa TODAS in-Rede, que disponibiliza cursos online gratuitos para mulheres com deficiência com temas que abrangem o empoderamento e a liderança feminina. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal da cidade.

“O propósito da Secretaria é dar notoriedade aos programas para que eles tenham maior inserção em todas as regiões do estado de São Paulo, e o TODAS in-Rede é uma iniciativa essencial para as mulheres com deficiência. A violência contra a mulher infelizmente ainda é uma realidade e, com os cursos, as mulheres aprendem sobre direitos que, muitas vezes, não sabiam da existência”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Desenvolvido em 2020, o TODAS in-Rede visa promover a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

O município é o primeiro da região de Itapeva a receber o programa. Com mais de 1,3 mil pessoas com deficiência, sendo 54% mulheres, Fartura é a 78ª município do estado a aderir à iniciativa. Além de atender diretamente este público, o programa também contempla profissionais da rede de proteção da região com capacitação para o atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

“O TODAS in-Rede é um programa muito importante para as mulheres com deficiência. Agradeço à municipalidade por ter abraçado a causa aqui em Monte Alto. A iniciativa vai propiciar às mulheres com deficiência e seus familiares uma oportunidade de aprender e compreender a importância de elas serem independentes”, aponta a coordenadora do programa, Caroline Reis.

Mulheres com deficiência
Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no estado de São Paulo existem mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência de gênero, em 2022, foram registrados mais de 600 boletins de ocorrência por mulheres com deficiência.

O estado de São Paulo agora conta com 78 municípios aderentes ao TODAS in-Rede. Mais informações no site: www.todasinrede.sp.gov.br.

O post Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançaTODAS in-Rede em Fartura apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »