28/05/2021 às 17h23min - Atualizada em 30/05/2021 às 00h00min

Como se preparar para a faculdade de direito?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
O curso de direito é um dos mais procurados dentro das universidades no Brasil e no mundo. Muitas pessoas acreditam que por ser um curso relacionado à área de humanas, é um curso fácil. Entretanto, o número de desistências ao longo do curso mostra que as coisas não são tão fáceis assim. O problema é que muitas pessoas não sabem como se preparar para a faculdade de direito.

Neste artigo vamos entender como você pode se preparar para esse curso e conseguir se sair bem desde o vestibular até as avaliações. O curso de ciências jurídicas, como é popularmente classificado por muitas universidades, é um curso que exige grande capacidade de interpretação e compreensão de questões epistemológicas, ou seja, é necessário compreender questões lógicas relacionadas a princípios.

Geralmente este curso apresenta uma grade desafiadora, já que os alunos precisam conciliar várias atividades com avaliações, trabalhos, simulados, palestras, estágio e diversas outras atividades. Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas com as exigências do curso e acabam desistindo, principalmente perto do fim.

Mas não se preocupe, vamos ver algumas dicas de como se preparar para a faculdade de direito, e se destacar dentro da sua turma.

Seja disciplinado


A disciplina é fundamental para se sair bem nos estudos dentro da faculdade de direito. Ser disciplinado envolve saber dizer “não” a si mesmo. Muitas vezes a pessoa que decide cursar direito precisa saber quando sacrificar momentos de descanso para se preparar para as provas.

A disciplina vai te ajudar ainda em outro fator, que é ter uma rotina de estudos regular. Manter o compromisso de estudar todos os dias é fundamental para não acumular conteúdo e sofrer na hora das avaliações.

Ser disciplinado é fundamental para estudar em qualquer área e é indispensável para os alunos do curso de direitos.

Melhore sua argumentação


O trabalho de todo operador do direito envolve argumentação, então se você deseja se sair bem nesse curso é muito importante aprender a argumentar. A argumentação lógica é fundamental para se destacar dentro da sua turma.

Os professores dentro das faculdades de direito costumam estimular discussões entre seus alunos. O objetivo dessas discussões respeitosas e dirigidas é dar aos alunos a capacidade de argumentar utilizando o raciocínio lógico.

Geralmente essas atividades coletivas dependem do envolvimento da turma e da compreensão de um tema previamente designado pelos professores, então é importante se preparar para argumentar bem.

Uma estratégia que pode te ajudar a melhorar argumentação é escrever sobre o mesmo assunto apresentando posicionamentos diferentes e opostos. Se você faz isso, consegue explorar as falhas de um argumento e fazer os ajustes necessários para convencer outras pessoas.

Uma estratégia muito utilizada por operadores do direito, é a prática de guiar uma discussão praticamente perdida para o campo jusfilosófico, ou seja, explorar uma abordagem jurídica, mas com base em questões filosóficas.

Se você sente que faltam argumentos para defender um posicionamento, essa estratégia pode te ajudar a ganhar alguns pontos com os professores e melhorar sua habilidade e argumentação.

Desenvolva o hábito da leitura


Nenhum estudante de direito consegue se sair bem no curso se não desenvolver o hábito da leitura, principalmente no que diz respeito a temas relacionados ao direito. É muito importante ler com regularidade para reunir conhecimento e argumentos para usar sempre que necessário.

A leitura constante é importante para desenvolver uma outra habilidade fundamental dos operadores do direito que é a capacidade de subsunção. A subsunção é a capacidade de interpretar os fatos de acordo com a norma jurídica.

A norma por sua vez é a interpretação literal de determinado dispositivo legal, ou seja, para que uma pessoa seja capaz de entender o que a lei propõe e quando a norma deve ser aplicada ela precisa subsumir.

Você só será capaz de fazer isso se desenvolver o hábito de ler regularmente, tanto a lei seca, como a doutrina e jurisprudências comentadas.

Conheça os princípios constitucionais


Os princípios constitucionais são os fundamentadores de todo o ordenamento jurídico brasileiro. Todo decreto, lei, decisão jurisprudencial, medida provisória é ato com poder vinculativo precisa observar os princípios constitucionais.

Então se você deseja ter uma compreensão mais completa a respeito de algumas informações que são apresentadas durante o curso de direito é muito importante que você conheça os princípios constitucionais.

Esse tipo de conhecimento serve para te ajudar até mesmo quando você se depara com situações onde você não tem muito conhecimento sobre as previsões legais dentro de um determinado tema.

Se você se nortear por princípios constitucionais, você vai ser capaz de lidar com todo tipo de questão que surge dentro do mundo jurídico. Esses princípios são visíveis em todos os ramos do direito, desde o direito penal até o desportivo.

Se desejar ver como esses princípios funcionam dentro do direito desportivo, por exemplo, basta acessar um blog sobre direito desportivo. Você vai entender a importância desses princípios.

Espero que este artigo te ajude a entender como se preparar para a faculdade de direito. Se tiver dúvidas, basta deixar nos comentários e não esqueça de compartilhar esse artigo com seus colegas!
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »