18/09/2022 às 00h15min - Atualizada em 19/09/2022 às 00h00min

Domingo é dia de pedal no Banco Master Rocky Mountain Games Campos do Jordão

O segundo e último dia do maior festival de cultura de montanha do Brasil conta com as disputas de Moutain Bike e Gravel, com largada da Praça do Pinho Bravo, Capivari. Neste sábado (17), foram definidos os campeões do Canicross e Trail Run

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

As bikes invadirão o Banco Master Rocky Mountain Games neste domingo (18). O segundo e último dia da etapa de Campos do Jordão do maior festival dedicado à cultura de montanha do Brasil será majoritariamente dedicado às bicicletas, que largam para a disputas de Mountain Bike e Gravel da arena montada na Praça do Pinho Bravo, Capivari, a partir das 7h. O evento começou no sábado (17) e contou com o sol para ajudar a quebrar o frio na Serra da Mantiqueira. Um motivo extra para motivar os mais de 800 atletas inscritos na competição.

As provas de Mountain Bike serão disputadas em percursos de 25 km e 50 km. O percurso desenhado é inédito, recheado de trilhas fechadas e um visual único, incluindo a icônica Pedra do Baú e o ponto mais alto da cidade, o Pico do Imbiri, que está a quase 2 mil metros de altitude e conta com uma vista privilegiada de 360º da região. A programação para as bicicletas do Banco Master Rocky Mountain Games conta ainda com a modalidade Gravel, com 40 km de percurso entre a pista de asfalto e terra.

Campos do Jordão é a cidade mais alta do país. São mais de 1,6 mil metros acima do nível do mar, com direito ao bioma da Mata Atlântica e trechos de floresta de Araucárias. Isso garante um "sobe e desce" de respeito para os ciclistas. No Gravel, o desnível positivo será de 1.550 metros, enquanto no Mountain Bike, oscilará entre 1.024 metros para os 25 km e 2.187 metros para os 50 km. Todas as categorias  começam com um deslocamento de cerca de 4 km, para melhor segurança de todos. Esse é o tempo para sair do centro de Campos e começar a vivenciar tudo que a região tem para entregar aos amantes do pedal.

"Tanto pela alternância de terrenos quanto pela paisagem incrível, teremos provas inesquecíveis para os bikers aqui em Campos do Jordão. E, claro, não podemos esquecer dos corredores, que também irão passar pelos desafios das trilhas entre subidas e descidas e desfrutar desse cenário único da Serra da Mantiqueira", comentou Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content, lembrando que o domingo também reserva a disputa do Uphiil, com distância de 4 km, além da definição do rei e rainha da montanha. Os atletas do Rocky Man e Rocky Woman competem nos 21km de Trail Run, 50km de Mountain bike e 4km de Uphill.

PROGRAMAÇÃO DE LARGADAS

Domingo (18)
- Gravel - 7h
- Mountain bike - 7h05
- Corrida Uphill - 12h

Bicampeões no Canicross – A edição de Campos do Jordão do Banco Master Rocky Mountain Games começou com o Canicross. Largaram 57 duplas , novo recorde do estado de São Paulo. O resultado entre os líderes da disputa foi um repeteco da primeira etapa, na Pedra Grande, em Atibaia. Matheus Oliveira e July Ferreira da Silva conquistaram o bicampeonato. Matheus repetiu a dupla com Joseph, greyster que está completando dois anos de vida, para completar o percurso de 4 km em 16min12. July, correu com Schubert, um pointer inglês, e fez o tempo de 20min39.

Matheus e July são os atuais campeões brasileiros – título conquistado em 27 de agosto, em Jundiaí – título conquistado com os mesmos cães com quem formaram dupla em Campos do Jordão. "Gostei bastante da prova e estou feliz com a vitória. O percurso foi um pouco mais fácil para o cão em relação a Atibaia, onde difícil para ambos. Aqui em Campos, foi um pouco mais complicado para mim, pois teve bastante descida. Para o Joseph foi ótimo, com o piso ótimo para ele", comentou Matheus, que é o atual campeão latino-americano e se prepara para o Campeonato Mundial de Canicross, na França, em novembro. July também vai tentar vaga para a competição.

Corrida - O Trail Run foi disputado em percursos de 6km, 10km, 21km e 42km, que recebeu elogios dos competidores. Celio Augusto da Rosa, que venceu os 21km com o tempo de 1h54min05, é de São Bento do Sapucaí e conhece a região como a palma da mão. "Foi uma prova bem desafiadora e rápida. O menino Douglas Gouveia está muito forte e veloz, mas não deixei de acreditar em nenhum momento. Foquei e fui buscar. Corro provas de montanha aqui desde 2013 e gostei muito do evento", contou.

Nos 42 km também não faltou emoção, com direito ao bicampeonato de Alexandre Gonçalves de Souza e vitória de Sandra Rosa Oliveira. Ele já havia vencido em Atibaia e repetiu a dose em Campos do Jordão. "Achei tudo lindo, um lugar incrível. Adoro a montanha. Comecei no asfalto e fui migrando, pois amo estar na natureza. Fiz uma primeira volta mais tranquila para finalizar bem na segunda. Deu certo", disse Sandra. "Corro há mais de dez anos na montanha. Leio o regulamento, participo do briefing técnico e defino minha estratégia. Aqui em Campos, percebi que seria uma prova na qual conseguiria desenvolver bem e imprimi ritmo forte desde o início. Esse é um evento grandioso, com estrutura impecável. E é uma família. Muito bacana ter um pós-prova em que a gente pode tomar uma cerveja", disse Alexandre, com uma Patagonia na mão.

TRAIL RUN

6km
Renan Vitor Moreira Lopes Pontoal – 34min26
Claire Johnson – 45min25

10km
Willian Pacheco Da Silva – 57min03
Barbara Azevedo Costa – 1h08min36

21km
Celio Augusto da Rosa   Kailash – 1h54min05.
Camila Biselli Moraes – 2h25min25

42km
Alexandre Gonçalves De  Souza 4h15min21
Sandra Rosa Oliveira - 6h20m9n01

Cultura e gastronomia e atrações para as famílias -  Em conjunto às atividades esportivas, o Banco Master Rocky Mountain Games oferece atrações para entreter toda a família em Campos do Jordão. O Banco Master vai oferecer tirolesa, cama elástica para crianças e espaço pet. A arena montada na Praça do Pinho Bravo abrigará ainda outras atividades recreativas voltadas para o público em geral, com Slackline, Arco e flecha, Clínica de aventura Go Outside para crianças, exibição de filmes de aventura ao ar livre, show com a banda Roxy e área de alimentação, com opções variadas.

Para a criançada - O Rocky Mountain Games carrega a bandeira da vida ao ar livre e a inclusão de todos na cultura de montanha. Por isso, tem um cuidado especial com as novas gerações. Enquanto pais, mães e familiares curtem as competições esportivas e atividades da arena, meninos e meninas podem se divertir e aprender no Acampamento Go Outside de Aventura. Trata-se de um projeto que existe há mais de 15 anos com o propósito de iniciar crianças e adolescentes na vivência da aventura e nas técnicas que contribuem para a vida na natureza, como leitura de mapas, bússola, trekking, slackline e brincadeiras fazem parte da programação, exclusiva para crianças de 5 a 12 anos, acompanhantes de atletas inscritos nas provas do festival.

O Banco Master Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content. O evento tem naming rights do Banco Master, com patrocínio da Legrand Pharma e apoios da Mynd, confecção de artigos esportivos, Cerveja Patagonia e da Prefeitura de Campos do Jordão.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »