28/12/2022 às 19h08min - Atualizada em 30/12/2022 às 00h00min

Por que os brasileiros em Portugal estão querendo retornar ao Brasil?

Entre janeiro e dezembro de 2022 foram registrados 541 pedidos, enquanto em 2021 foram realizados apenas 190, o que aproxima os números do início da pandemia.

SALA DA NOTÍCIA Erre Soares

De acordo com um novo levantamento do blog Portugal Giro com o jornal O Globo e em parceria com o programa Árvore gerido pela OIM - Organização Internacional para as Imigrações - que presta apoio ao retorno voluntário de migrantes, o número de brasileiros residentes em Portugal que querem voltar ao Brasil, voltou a subir.

 

Entre janeiro e dezembro de 2022 foram registrados 541 pedidos, enquanto em 2021 foram realizados apenas 190, o que aproxima os números do início da pandemia.

 

O contabilista português, Joaquim Moreira, explica quais as razões que estão motivando essa saída de brasileiros de Portugal.

 

"Portugal foi muito divulgado pela qualidade de vida, mas o custo de vida está maior e aqui não se ganha bem, mas outro fator que também pesa na decisão dos brasileiros em retornar é o preconceito.”

 

“Além disso, há muitos brasileiros que vêm para trabalhar como youtubers, mas nós achamos graça nisso, pois aqui não consumimos esse tipo de conteúdo, já as vagas para trabalho em Portugal exigem esforço físico e trabalhos que os portugueses não querem fazer".

 

Os dados do levantamento são preocupantes em um momento em que Portugal aprova medidas de incentivo à vinda de novos migrantes para reforçar a mão de obra do país, a perda da maior comunidade estrangeira residente no país, cerca de 29, 3%, pode piorar essa situação.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »