03/03/2023 às 19h38min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h00min

GetNinjas | Pranayama: Como a respiração pode aliviar o estresse

Professor de yoga cadastrado no GetNinjas ensina exercícios respiratórios para ajudar com a ansiedade

SALA DA NOTÍCIA Bruna Loureiro Magalhães Zanin
Assessoria
Fotos: Divulgação

O Pranayama é um exercício de respiração no yoga, que se tornou bem comum e bem procurado pelas pessoas hoje em dia. Ele vem se tornando cada vez mais popular, por trazer um maior bem-estar físico e mental em um cenário de pessoas ansiosas e deprimidas. A ansiedade e a depressão são casos que vêm se tornando muito comuns e a yoga ajuda, de certa forma, a amenizar esses casos. Dentre os malefícios físicos que os transtornos mentais oferecem, é válido citar a dificuldade respiratória. Victor Mazzoli, professor de yoga cadastrado no GetNinjas, maior aplicativo para a contratação de serviços  do Brasil, ensina exercícios para ajudar a aliviar o estresse. Confira:

 

A prática de exercícios de respiração ajudam no controle da ansiedade. “Existe uma relação entre os ritmos respiratórios e os estados mentais. Tais mudanças no ritmo da respiração correspondem não só a mudanças no ritmo do coração, mas a mudanças no potencial elétrico na superfície do cérebro também”, comenta Victor. No universo dos exercícios respiratórios há técnicas conhecidas como Kryias (de purificação) e técnicas de Pranayama (de controle de respiração). Ambas podem ativar o sistema parassimpático e levar a um estado mais sedativo, promovendo um relaxamento.  

 

Além de relaxar, a prática de técnicas de Pranayama também podem complementar o tratamento de doenças respiratórias e melhorar a capacidade pulmonar de ex-fumantes. No caso de condições pré-existentes como diabetes, hipertensão e problemas posturais, existem algumas restrições. Outro ponto a ser considerado é o de se exercitar sem a orientação de um professor. Ao ser realizado de forma incorreta, a prática pode causar danos para o corpo e para a mente. “Problemas podem surgir quando alteramos a respiração e não damos atenção a uma reação corporal negativa”, alerta o professor. 

 

Na prática

Como o Pranayama é um dos membros do Yoga, é possível praticar os dois juntos ou até mesmo antes ou depois do exercício das posturas. Para praticar, é necessário manter a coluna ereta e encontrar uma posição confortável em que o corpo não perturbe a respiração. A postura do lótus com uma base triangular é a ideal, mas os iniciantes podem começar sentando-se em um banco afastado do espaldar, para poder manter o alinhamento da coluna. Apesar de poder ser feito em qualquer momento do dia, o ideal é que o praticante reserve duas horas antes do amanhecer, já que nesse horário a atmosfera está pura e calma.

 

No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,2 milhões de profissionais cadastrados na plataforma. Para mais informações sobre a contratação de serviços, baixe o aplicativo "GetNinjas: Clientes" e faça seu cadastro. Em seguida, é só escolher o tipo de serviço que deseja, e contar mais detalhes sobre a solicitação. Ao concluir o pedido, é possível acompanhar o status da solicitação em tempo real enquanto aguarda o contato de até quatro profissionais para realizar a negociação e escolher qual deles pode atender melhor a demanda.
 

Sobre o GetNinjas

Disponível nas plataformas digitais - Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia foi listada no ranking 1000 Maiores Empresas do Brasil pela IstoÉ Dinheiro e venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Além disso, foi listada no ranking inédito Negócios em Expansão da revista Exame e reeleita Top10 em Economia Colaborativa pelo iBest 2022. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no Setor de Tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados - Serviços Gerais por dois anos consecutivos (2021/2022) e foi eleita Top3 do iBest 2021. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem de forma presencial e remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L'Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »