01/08/2023 às 23h28min - Atualizada em 02/08/2023 às 00h00min

Indorama Ventures participa de projeto com foco em inovação e sustentabilidade promovido pela Emerge

Iniciativa tem o objetivo de propor soluções sustentáveis e inovadoras por meio de parcerias com deep techs. Empresa apresentou três desafios para serem desenvolvidos durante a ação

Elisa Destro
São Paulo, 2 de agosto de 2023 - A divisão de IOD da Indorama Ventures, líder em intermediários químicos e surfactantes com produtos em vários mercados em expansão, será uma das companhias participantes do Emerge Bio. O projeto de inovação e sustentabilidade é realizado pela Emerge, empresa especializada na integração de tecnologias e soluções deep techs. Junto com o Grupo Boticário e Ourofino Saúde Animal, a expectativa da companhia é buscar soluções para reduzir o impacto socioambiental da sua cadeia produtiva.

De acordo com Renata Haenel, Diretora de Gestão da Inovação da Indorama Ventures, esta é mais uma iniciativa que a companhia se engaja com o objetivo de avançar nas pautas de inovação e sustentabilidade. “A inovação faz parte do nosso DNA e está no centro da nossa estratégia desde o início das operações. Acreditamos que só é possível cumprir a nossa premissa de reimaginar a química para criar um mundo melhor aliando nossa expertise com a de outros parceiros. Por isso, há anos, temos praticado a inovação aberta e sendo bem-sucedidos nessa empreitada” diz.

A Indorama Ventures apresentou três desafios que serão desenvolvidos na edição 2023 do Emerge Bio: ‘Novos insumos provenientes da biodiversidade com redução da pegada de carbono dos produtos da indústria’; ‘Tecnologias que visam a ecoeficiência nos processos industriais’; e ‘Tecnologias e processos para geração de produtos mais sustentáveis’.

Ao todo, a ação terá três etapas: estruturação dos focos estratégicos; mapeamento e avaliação das tecnologias; e estruturação dos businesses cases. Ao final, previsto para ocorrer em janeiro de 2024, os cinco melhores projetos deverão ser aproveitados pela empresa, que definirá a parceria que será estabelecida, como prestação de serviços ou co-desenvolvimento.

As soluções encontradas durante o projeto serão analisadas por representantes da companhia das áreas de Inovação e Sustentabilidade, além de áreas parceiras como Processos e Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento e áreas de Negócios. “Acreditamos que essa sinergia das áreas é fundamental para que possamos identificar as sugestões com potencial de impactar o mercado, e consequentemente, gerar benefícios ao meio ambiente e à sociedade”, complementa Renata.

Em cerimônia que marcou o início do Emergio Bio, realizada na última segunda-feira, 24, Renata Haenel participou de um painel ao lado de executivos das duas outras empresas que aderiram ao desafio: Maira Zampiér, gerente de inovação da Ourofino Saúde Animal, e de Bruno Meirelles Sezerben, gerente de design, criação e ESG em Produtos no Grupo Boticário. Os especialistas abordaram temas como o papel da indústria no desenvolvimento sustentável, a utilização dos biomas brasileiros para o desenvolvimento socioeconômico e como as Deep Techs podem apoiar na manutenção da biodiversidade brasileira.

Fundada em 2017, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico a partir da inovação com base em ciência, a Emerge é uma empresa one stop shop especializada na integração de tecnologias e soluções deep techs, que já mapeou mais de 1200 projetos com o apoio de cerca de 2500 cientistas.


Sobre a Indorama Ventures 
A Indorama Ventures Public Company Limited (https://www.indoramaventures.com/en/home), listada na Tailândia (Bloomberg ticker IVL.TB), é uma das principais produtoras petroquímicas do mundo, com uma presença global de fabricação na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da empresa inclui PET Combinado, Óxidos e Derivados Integrados e Fibras. Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de FMCG e automotivo, ou seja, os segmentos de bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segurança. A Indorama Ventures tem cerca de 26.000 funcionários em todo o mundo e uma receita de US$ 18,7 bilhões em 2022. A empresa está listada nos índices Dow Jones Emerging Markets e World Sustainability Indices (DJSI) e é reconhecida com nota A na classificação ESG da MSCI (Morgan Stanley Capital International) - para saber mais, acesse: https://sustainability.indoramaventures.com/en/external-ratings/at-a-glance 


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »