03/08/2023 às 19h28min - Atualizada em 04/08/2023 às 00h00min

Governador entrega moradias e autoriza reforma de habitações na região de Sorocaba

Em Porto Feliz, Tarcísio de Freitas entrega 197 casas e 251 títulos de propriedade; também deu aval a recuperação de 100 imóveis em Boituva

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/governador-entrega-moradias-e-autoriza-reforma-de-habitacoes-na-regiao-de-sorocaba/

 

As ações do Governo do Estado para que as famílias paulistas tenham acesso à casa própria, moradia digna e oportunidades avançam na região de Sorocaba. Nesta quinta-feira (3), em Porto Feliz, o governador Tarcísio de Freitas entregou 197 novas moradias e 251 títulos de propriedade a famílias da cidade. Ele também autorizou o início da reforma de cem habitações pelo programa Viver Melhor, em Boituva.

“Entregar habitação é muito significativo. O maior sonho do brasileiro é ter a casa própria, e hoje temos pessoas em Porto Feliz recebendo a casa própria e a escritura daquela casa que foi entregue lá atrás, mas o título não tinha sido entregue e agora está na mão. Fico muito grato por compartilhar essa felicidade com vocês”, disse o governador. Tarcísio foi acompanhado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, além de deputados, prefeitos, vereadores e gestores públicos.

Em Porto Feliz, as 197 casas entregues para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos fazem parte do Conjunto Habitacional Dra. Cecy Marchosoni Habice Pinna, no loteamento Altos do Jequitibá.

O empreendimento foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), com investimento estadual de R$ 35,5 milhões, e doação do terreno feita pela prefeitura.

“Aqui na região, nós já temos 2 mil unidades habitacionais em produção. Esse é o programa do Governo de São Paulo, nós vamos fazer moradias em todo o estado. Há cidades em que 30% das pessoas moram em unidades da CDHU, o Estado privilegiou a habitação e, daqui em diante, vai privilegiar muito mais”, disse o secretário Marcelo Branco.

Os imóveis foram financiados a juro zero, com prazo de até 30 anos para quitação e parcelas que chegam ao máximo de 20% da renda mensal dos beneficiários. Os contratos sofrem apenas a correção monetária calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial de inflação do país.

As unidades contam com área útil de 52,96 m2 dividida em dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia. Os imóveis possuem revestimento nas paredes, piso cerâmico, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico.

Ainda em Porto Feliz, Tarcísio entregou 251 títulos de propriedade a moradores da Vila Angélica II, Desdobro, Rua Fernão Dias e Altos do Jequitibá. O documento garante a posse legal dos imóveis e permite às famílias o acesso ao mercado formal de crédito, além da possibilidade de comercialização do bem e transferência para herdeiros.

Já no final da tarde, em Boituva, Tarcísio autorizou o início de reformas em cem habitações do núcleo Vila Aparecida, com investimento de R$ 3,1 milhões. A ação faz parte do programa Viver Melhor, que promove, sem custo para as famílias, a recuperação completa de moradias em assentamentos precários localizados em áreas regularizadas ou passíveis de regularização.

A intervenção será executada pela CDHU e abrange serviços como colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, e melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional. As fachadas das casas também serão recuperadas e vão receber pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/governosp/albums/72177720310245398

Áudio:
Discurso do governador em Porto Feliz – https://on.soundcloud.com/xfq6R

Discurso do secretário Marcelo Branco em Porto Feliz – https://soundcloud.com/governosp/discurso-sec-marcelo-branco-habitacao-na-entrega-de-moradias-em-porto-feliz-030823

Entrevista do secretário Marcelo Branco em Boituva – https://on.soundcloud.com/kqhpF

O post Governador entrega moradias e autoriza reforma de habitações na região de Sorocaba apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
contato@gazetadasemana.com.br


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »