08/08/2023 às 18h27min - Atualizada em 09/08/2023 às 00h00min

Defesa Civil de SP discute prevenção contra eventos extremos em reunião do Conselho

Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil reúne profissionais de todo o país para discutir e avaliar detalhes da operação de resposta da Defesa Civil de São Paulo ao desastre provocado por chuvas extremas no Litoral Norte, em fevereiro.

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/defesa-civil-de-sp-discute-prevencao-contra-eventos-extremos-em-reuniao-do-conselho/
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Palácio dos Bandeirantes recebe abertura do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil

A cooperação técnica e a troca de experiências entre as Defesas Civis Estaduais foram destacadas pelo governador Tarcísio de Freitas nesta terça-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes, durante a abertura do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil. O evento prossegue até quarta (9) e reúne profissionais de todo o país para discutir e avaliar detalhes da operação de resposta da Defesa Civil de São Paulo ao desastre provocado por chuvas extremas no Litoral Norte, em fevereiro.

“A gente vê um profissionalismo muito grande em nossos integrantes da Defesa Civil, é uma tarefa exercida com paixão e amor. É impressionante a dedicação que a gente percebe nos municípios, em todo o estado de São Paulo e também em outros estados. Tivemos a oportunidade de operar conjuntamente com outras Defesas Civis de forma constante e sempre com articulação nacional”, afirmou o governador.

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
As discussões abordaram projetos e práticas desenvolvidas para que os esforços sempre sejam focados em resultados mais expressivos

“Nossos profissionais são capacitados e preparados e nossa ideia é sempre trabalhar com capacitação constante. E o compartilhamento de experiências em eventos como este é fundamental, contem com a colaboração de São Paulo sempre que for necessário”, acrescentou Tarcísio.

A reunião permite a troca de experiências entre as gestões estaduais sobre situações relacionadas a desastres e formas eficientes de prevenção. As discussões abordaram projetos e práticas desenvolvidas para que os esforços sempre sejam focados em resultados mais expressivos, especialmente em cenários que envolvem condições climáticas extremas e ações preventivas para proteção de vidas.

“Nós já estamos vivendo e sentindo essas mudanças climáticas e, por isso, temos que nos preparar cada vez mais. Por isso, essa troca de experiência e conhecimento com os outros estados é de grande importância, pois conseguimos ter acesso às inovações”, disse o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.

Até esta quarta, os gestores participam de painéis e palestras com especialistas em gestão de crise, integrantes do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), Diretores da Defesa Civil responsáveis pela gestão da Logística Humanitária, Prevenção, Preparação, além da Divisão de Recuperação e Comunicação.

“É com grande satisfação que sediamos um evento tão grandioso como este. Estar em contato com os representantes de outros estados brasileiros nos permite conhecer um pouco dos trabalhos por eles desempenhados e os reais desafios enfrentados. Estamos na linha de frente e buscamos sempre aprimorar nosso conhecimento, para que juntos possamos minimizar os danos caso ocorra algum desastre”, completou o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira.

O post Defesa Civil de SP discute prevenção contra eventos extremos em reunião do Conselho apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
contato@gazetadasemana.com.br


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »