08/08/2023 às 18h14min - Atualizada em 09/08/2023 às 00h00min

Governo inaugura serviço de apoio a famílias de dependentes em São José do Rio Preto

Novo equipamento tem capacidade de atender até 200 pessoas por mês; O atendimento é feito de portas abertas

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-inaugura-servico-de-apoio-a-familias-de-dependentes-em-sao-jose-do-rio-preto/

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, inaugurou nesta terça-feira (08), o Espaço Prevenir de São José do Rio Preto, no interior paulista. O novo equipamento é voltado para famílias de dependentes químicos e para aqueles que completaram ou estão em fase final de tratamento. O atendimento é feito de portas abertas e a capacidade é de até 200 pessoas por mês. O investimento anual é de R$ 600 mil.

O Prevenir dispõe de uma equipe multidisciplinar que prestará auxílio psicoemocional para a população. O foco é fortalecer os vínculos familiares e prevenir recaídas. Além de São José do Rio Preto, os municípios de Ribeirão Preto e a capital paulista também receberão o novo equipamento.

“É importante lembrar que as famílias também adoecem quando um de seus membros se torna um dependente químico. Esse era um serviço que faltava e que ajudará os familiares de São José do Rio Preto e região a lidar com essa problemática e a não desistir. Também será um serviço importante para aqueles que já passaram por períodos de tratamento e precisam de apoio para não recair no vício”, explicou Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social.

Ainda nesta terça-feira (08), ocorreu o 1º Seminário Regional de Políticas sobre Drogas. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, e o prefeito Edinho Araújo assinaram um convênio que levará para a cidade de São José do Rio Preto uma unidade das Casas Terapêuticas, o novo programa do Governo de SP para dependentes químicos em situação de rua.

Apoio aos familiares

A equipe técnica do Espaço Prevenir é formada por assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos. O equipamento oferece dinâmicas psicossociais, terapias em grupo e atividades de cultura e lazer. A equipe orienta os familiares sobre como agir em relação ao ente envolvido com as drogas e pode, inclusive, sugerir medidas como a internação. Os profissionais também podem auxiliar os ex-dependentes a montar currículo e buscar sua autonomia de renda.

“É um local de portas abertas e voltado para quem está convivendo com pessoas com dependência química ou que têm uma relação de codependência, muitas vezes associada à violência e rompimento de vínculos”, explica Eliana Borges, coordenadora de Políticas sobre Drogas da SEDS. O local presta apoio, inclusive, para filhos de dependentes. “É importante romper o ciclo para que as gerações seguintes não venham a se tornar também dependentes químicos”, completa a coordenadora.

Casas Terapêuticas

Outro programa inovador desta gestão são as Casas Terapêuticas, que trazem uma metodologia inovadora e destinam-se a dependentes químicos que estão em situação de rua. O serviço está estruturado em 04 fases distintas e o período de intervenção pode durar por até dois anos.

A pessoa a ser acolhida passará por atendimentos com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais que os apoiarão na construção de um novo projeto de vida. O objetivo é trabalhar o desenvolvimento de habilidades sociais e o alcance da autonomia de renda e moradia. A capacidade é para até 45 pessoas e o investimento é de R$ 2 milhões/ano, incluindo implantação e custeio.

SERVIÇO:

Espaço Prevenir de São José do Rio Preto
Endereço: Rua Santa Maria, 457, Vila Aurora – São José do Rio Preto.
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 12 às 21h

O post Governo inaugura serviço de apoio a famílias de dependentes em São José do Rio Preto apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
contato@gazetadasemana.com.br


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »