10/08/2023 às 20h41min - Atualizada em 11/08/2023 às 00h00min

Livro da Manole é convite para o leitor fazer incursão no mercado financeiro

Mercado de Capitais e Bolsa de Valores apresenta ao público leigo os conhecimentos necessários para quem quer aprender sobre o mundo dos investimentos

DOC Press Comunicação
https://www.manole.com.br/
Divulgação Manole
Pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em parceria com o Datafolha, apontou que o número de brasileiros que investem em produtos financeiros passou de 31% da população, em 2021, para 36% em 2022, o que corresponde a um acréscimo de 8 milhões de pessoas ingressando nesta área em um ano. Para 2023, a Anbima projeta uma nova alta de mais 5%.

Entre os investidores, muitos buscam entender, por si só, o funcionamento das engrenagens desta seara, para que possam atuar sem necessidade de terceiros. Tanto para estes novatos como para quem já opera, a Manole lança Mercado de Capitais e Bolsa de Valores. O livro apresenta um amplo conteúdo que transmite conhecimento sobre o funcionamento do mercado de capitais. De forma didática, são apresentados os elementos necessários para compreender as operações, analisar ações, gerir riscos e tomar decisões assertivas. Os autores, com décadas de vivência profissional na operação da Bolsa de Valores e atuação acadêmica nas principais universidades do país, são pioneiros na coordenação e docência de cursos para formação profissional e credenciamento oficial para atuação no mercado financeiro.

O objetivo da obra é levar o leitor a desenvolver habilidades para investir de forma consciente e autônoma, sempre respeitando o perfil de risco e o objetivo de vida de cada um. Vale lembrar que Mercado de Capitais e Bolsa de Valores não é dirigido apenas aos grandes investidores, mostrando que há espaço para todos os perfis, dos conservadores aos mais ousados.

Sobre os autores
Walter Cestari é pós-graduado, com MBA em Finanças e atua como professor de Mercado de Capitais e Bolsas na Fundação Instituto de Administração (FIA). Foi assessor de diretoria e supervisor educacional da Bolsa de Valores de São Paulo e diretor do Centro de Instrução da Associação Nacional das Corretoras de Valores. É credenciado como administrador e analista pela Comissão de Valores Mobiliários - (CVM) e membro da Comissão Consultiva de Mercado de Capitais do Conselho Monetário Nacional. Durante 35 anos atuou como diretor de banco e de corretora de valores. No exterior, participou de programas de desenvolvimento técnico na New York Stock Exchange, na Chicago Mercantile Exchange e na NASDAQ, com extensão universitária em Mercado de Capitais na Pace University. Foi homenageado como educador pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP). Graças à sua contribuição para o Mercado de Capitais no Brasil, teve seu depoimento histórico registrado e exposto no Museu da B3. É coautor do livro Planejamento Financeiro Pessoal e Gestão Patrimonial, pela Editora Manole.

Ricardo Humberto Rocha é doutor em Finanças e Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Desde 1999 atua como professor no Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa nos cursos de graduação e MBA. É embaixador do Fundo de Bolsas do Insper e consultor nas instituições: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Instituto Febraban de Educação (INFI), B3 S.A. e Planejar - Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. Também é conselheiro da Ancord e consultor da Fundação Carlos Chagas. Possui diversos livros publicados. Atua na área de Finanças nos temas: finanças de mercado, finanças corporativas, gestão de riscos e planejamento financeiro pessoal. Foi premiado com a medalha Cel. Paul Balagny em reconhecimento aos méritos e relevantes contribuições às ciências, letras e cultura, resultando em benefício à Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 2019. CFO certificado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF- SP).

Marcos Piellusch é mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - (EAESPFGV) e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Desde 2008 é consultor em avaliação de empresas, atuando na elaboração, modelagem e parecer independente de laudos de avaliação de empresas financeiras, não financeiras, fintechs e startups. Atua ainda, desde 2010, como professor de Finanças nos cursos de MBA, pós-graduação e incompany da Fundação Instituto de Administração (FIA) e como coordenador de cursos à distância nas áreas de Finanças e Mercado Financeiro. Também atua como professor em disciplinas de Finanças, Mercado Financeiro, Avaliação de Empresas e Gestão Bancária em programas de pós-graduação, MBA e incompany em outras escolas de negócios, como Fundação Getúlio Vargas, Saint Paul Escola de Negócios, Faculdade Einstein e Ibmec. Atuou anteriormente como executivo nas áreas de finanças corporativas, consultoria em análise de investimentos, avaliação de empresas e modelagem financeira.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U
U


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »