19/08/2023 às 09h04min - Atualizada em 20/08/2023 às 00h00min

Governo de São Paulo e a Amazon Web Services oferecem 31 mil vagas em cursos gratuitos

Colaboração vai viabilizar capacitação profissional em uma área de alta demanda de mercado no segmento da Tecnologia da Informação

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sao-paulo-e-a-amazon-web-services-oferecem-31-mil-vagas-em-cursos-gratuitos/

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a Amazon Web Services (AWS) firmaram, nesta quinta-feira (17), intenções para ampliar o acesso à formação profissional em tecnologia, com 31 mil vagas em curso de computação em nuvem. A iniciativa foi concretizada pelo Max Peterson, vice-presidente global da AWS para o setor público, e pelo secretário Jorge Lima.

A proposta é atender 31 mil pessoas até 2024. Para participar é preciso ter 16 anos ou mais e ser residente do Estado de São Paulo. Os cursos serão online e as inscrições estão previstas para setembro, por meio do portal (Clique aqui), com prioridade para grupos sub-representados tecnologicamente.

Este ano, serão mil vagas no curso de Introdução à Programação ministrado pela Proz, escola de educação profissional, como parte do programa Portal Tech, uma colaboração entre a AWS e a Meta para ampliar o acesso ao conhecimento sobre algumas das tecnologias que mais crescem no mundo: computação em nuvem, metaverso e marketing digital.

Em 2024, mais 30 mil vagas serão no curso Descubra a Nuvem AWS, ministrado pela DIO, plataforma open education de tecnologia, como parte do programa Talento na Nuvem, iniciativa desenvolvida em colaboração com a Nexa com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre a nuvem e a diversidade no setor de tecnologia em todo o território nacional.

“O governador Tarcísio de Freitas nos deu a missão de oferecer ao nosso público capacitação profissional de qualidade, sobretudo, em áreas de alta demanda de mercado, como no caso de Tecnologia da Informação”, afirma Jorge Lima, secretário de desenvolvimento econômico. “A parceria com a iniciativa privada será muito benéfica e contribuirá para que viabilizemos políticas públicas de qualificação ainda mais assertivas.”

Por se tratar de uma iniciativa pública de profissionalização, o Qualifica São Paulo será uma vitrine importante para ampliar o alcance dos programas, atingindo grupos mais diversos da sociedade. De acordo com o Estudo de Habilidades Digitais Globais da AWS de 2021, três em cada cinco trabalhadores ouvidos disseram não estão confiantes de que estão adquirindo habilidades digitais rápido o suficiente para atender às necessidades futuras de carreira, o que demonstra a importância de expandir a visibilidades dos programas de capacitação não só para profissionais, mas também para estudantes, que irão formar a nova geração da força de trabalho.

“Para a AWS, colaborar com o Governo de São Paulo para capacitar gratuitamente mais de 30 mil pessoas em uma das tecnologias mais adotadas até 2025, segundo o Fórum Econômico Mundial, significa aumentar a diversidade de profissionais capacitados no setor. A ideia é impactar a vida de cidadãos com acesso limitado à profissionalização”, afirma Max Peterson, vice-presidente global da AWS.

Os programas de treinamento disponíveis no portal em colaboração com a AWS são parte do compromisso da companhia de capacitar gratuitamente 29 milhões de pessoas no mundo com habilidades digitais até 2025. Este compromisso inclui, também, ampliar a diversidade e a inclusão no setor de tecnologia.

O post Governo de São Paulo e a Amazon Web Services oferecem 31 mil vagas em cursos gratuitos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »