23/09/2021 às 16h58min - Atualizada em 23/09/2021 às 16h58min

Nos bastidores, técnicos da Saúde se diziam constrangidos com recomendação contra vacinação de adolescentes

Técnicos relataram ainda que tentaram que o ministro Marcelo Queiroga revertesse a decisão antes de viajar para os EUA. Pasta voltou atrás só nesta quarta, quando voltou a recomendar a vacinação de adolescentes.

g1
Nos bastidores, técnicos do Ministério da Saúde relataram que ficaram constrangidos com o período que durou a decisão, tomada pela pasta na semana passada, de recomendar a suspensão da vacinação de jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades.

Isso porque eles sabiam desde terça-feira (21) o resultado da investigação que apontou não haver relação entre a vacina supostos casos de graves reações adversas. Os técnicos já acompanhavam desde a semana passada a evolução do dados e tinham a convicção de que a suspensão da vacina, orientada pelo ministério, não tinha base em fatos.

O ministério voltou atrás da decisão nesta quarta (22) à noite, o que foi considerado pelos técnicos um atraso.

Fontes ouvidas pela GloboNews relataram que os técnicos tentaram convencer o ministro Marcelo Queiroga de que era preciso voltar atrás na decisão e anunciar a orientação a favor da vacinação de adolescentes antes da viagem para a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Mas o pedido foi em vão.

Na terça-feira, houve uma reunião em que os relatos de constrangimentos foram feitos a outros técnicos, inclusive de fora do ministério, já que o assunto vacina no Brasil é uma ação integrada de vários órgãos.

Nessa reunião, técnicos da Secretaria de Vigilância Sanitária, da Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa) e da Fiocruz tiveram a certeza de que o ministério precisava voltar a aprovar a vacinação de adolescentes. Os especialistas entenderam que estava provado que a suspensão não tinha base científica.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »