14/11/2022 às 16h03min - Atualizada em 14/11/2022 às 16h03min

Veja o funcionamento de shoppings e serviços na Paraíba no feriado de Proclamação da República

Serviços alterados na Paraíba durante o feriado nacional envolvem setores como comércio, transportes e agências bancárias

Portal Correio
Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação/CDL-CG
Nesta terça-feira (15), feriado de Proclamação da República, alguns serviços terão funcionamento alterado na Paraíba. As mudanças envolvem setores como comércio, transportes e agências bancárias. Veja detalhes abaixo.

Comércio

 
  • João Pessoa

De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas-JP), o funcionamento do comércio fica a critério de cada empregador. Em caso de atividade normal, o proprietário deverá pagar aos funcionários a quantia em dinheiro correspondente ao dia trabalhado e conceder uma folga em um prazo de até 30 dias, respeitando convenção coletiva.
 
  • Campina Grande

Conforme o Sindicato dos Lojistas de Campina Grande (Sindilojas-CG), assim como ocorre na Capital, o funcionamento do comércio fica a critério de cada empregador. Em caso de atividade normal, o proprietário deverá pagar aos funcionários a quantia em dinheiro correspondente ao dia trabalhado e conceder uma folga em um prazo de até 45 dias, respeitando a convenção coletiva da categoria.

Bancos

Segundo nota divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias no dia da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro (terça-feira).

Nos dias 14 de novembro (segunda-feira) e 16 de novembro (quarta-feira), os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil.

De acordo com o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. “Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, orienta Faria.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta o diretor.

Ônibus

 
  • João Pessoa

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) informa que, nesta terça-feira (15), a operação do transporte público sofrerá alteração e será colocado em prática o mesmo quadro de ônibus que funciona aos domingos.

Para ter acesso aos horários e itinerários, o órgão de mobilidade orienta que as pessoas acessem o site servicos.semobjp.pb.gov.br.

A Semob-JP ressalta ainda que, durante todo o dia, as equipes de agentes de mobilidade vão fiscalizar a movimentação dos ônibus e caso seja observada alguma necessidade de intervenção para ampliação da frota, as empresas serão acionadas.

Trens/VLTs

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, por meio da assessoria de imprensa da empresa, informou que os trens/VLTs urbanos não funcionam nesta terça-feira (15). O serviço volta à normalidade a partir da quinta-feira (16), das 5h às 19h25. Veja aqui o quadro completo de horários.

Shoppings

João Pessoa

Manaíra e Mangabeira – Os shoppings Manaíra e Mangabeira abrirão normalmente com todas as lojas, quiosques, operações de lazer e praça de alimentação com horário de funcionamento das 10h às 22h. Entretanto, algumas operações têm funcionamento alterado.

No Manaíra Shopping, bancos, Daycoval Câmbio, Boa Viagem Câmbio, Casa da Cidadania e a Polícia Federal estarão fechados. Já a lotérica abre das 10h às 20h; o guichê do Sintur-JP das 10h às 22h; a Labor Câmbio das 10h às 21h e a academia das 8h às 18h. 

No Mangabeira Shopping as operações que estarão fechadas são o Sebrae, o Sicredi e a Lotérica. A academia abre das 8h às 14h.

Shopping Tambiá – A administração do shopping não atendeu ligações até a publicação desta matéria

MAG Shopping – Normal. Lojas funcionam das 9h às 21h e praça de alimentação abre das 10h às 22h. Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões

Shopping Sul – Horário de domingo: Lojas funcionam das 12h às 20h e praça de alimentação das 11h às 22h

Shopping Cidade – A administração do shopping não atendeu ligações até a publicação desta matéria

Shopping Sebrae – Lojas abrem a partir das 12h e praça de alimentação funciona a partir das 11h

Pátio Altiplano Shopping – Lojas e quiosques abrem das 11h às 20h e praça de alimentação funciona das 10h às 21h. Academia funciona 24h

Liv Mall – A administração do shopping não atendeu ligações até a publicação desta matéria

 
  • Campina Grande

Partage Shopping – Lojas e quiosques abrem das 10h às 22h / Praça de alimentação e setor de lazer funcionam das 11h às 22h / Big Bompreço abre das 9h às 22h / Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões

Shopping Luíza Motta – A administração do shopping não atendeu ligações até a publicação desta matéria

 
  • Guarabira

Shopping Cidade Luz – Lojas abrem das 13h às 21h e praça de alimentação das 11h às 22h. Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões
 
  • Patos

Patos Shopping – Lojas e praça de alimentação abrem das 12h às 22h. Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões

Guedes Shopping – A administração do shopping não atendeu ligações até a publicação desta matéria


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »