29/04/2023 às 21h40min - Atualizada em 29/04/2023 às 21h40min

Grande mestre de jiu-jítsu, Robson Gracie morre aos 88 anos

Metrópoles
Reprodução/Instagram
O grande mestre de jiu-jítsu Robson Gracie, morreu, aos 88 anos, na noite dessa sexta-feira (28/4), no Rio de Janeiro. A informação sobre o óbito do ex-lutador foi confirmada pela neta dele, Kyra Gracie, em publicação nas mídias sociais.

Robson foi um dos grandes expoentes da família Gracie e um dos maiores defensores e divulgadores do jiu-jítsu, além das artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês), no Brasil. Não foram divulgados detalhes sobre a causa da morte.

História

Nascido em 16 de janeiro de 1935, o faixa vermelha — nono e mais alto grau da modalidade esportiva — foi o segundo filho do grande mestre Carlos Gracie.

Robson Gracie morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro

Robson Gracie morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro


Nos anos 1950, seguiu os passos do tio Hélio Gracie e do irmão Carlson, estreando no Vale-Tudo, com vitória sobre Artur Emídio. Mais tarde, venceria, também, Valdo Santana, irmão de Valdemar Santana.

Robson também teve envolvimento na política. A notoriedade no jiu-jítsu o levou a ser contratado como guarda-costas de Leonel Brizola, à época deputado federal do Estado da Guanabara e cunhado do então presidente João Goulart.

Após o golpe militar de 1964, Robson Gracie foi preso por 64 dias e torturado, até ser liberado por intervenção do tio Hélio.

Mais tarde, na década de 1980, durante o primeiro mandato de Brizola como governador do Rio de Janeiro, Robson assumiu a presidência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj).
Em postagem publicada no Instagram, Kyra Gracie lamentou a morte do patriarca da família. “Eu me despeço do meu eterno avô amado, que é uma das pessoas mais importantes da minha vida”, publicou.

Ele deixa os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Júnior. O sétimo, Ryan Gracie, morreu em 2007.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »