13/01/2022 às 11h27min - Atualizada em 13/01/2022 às 11h27min

Cidades do interior da Paraíba registram chuva de granizo

Fenômeno foi provocado pela Cumulonimbus, tipo de nuvem que se desenvolve verticalmente

Portal Correio
Água da chuva atingiu solo em estado sólido no interior da Paraíba (Foto: Imagem compartilhada nas redes sociais)
Choveu granizo em municípios do interior da Paraíba nessa quarta-feira (12). Segundo apuração da TV Correio, o fenômeno foi registrado nas cidades de Soledade, no Agreste, e Assunção e Juazeirinho, na Borborema.

Moradores de Assunção fizeram vídeos e compartilharam as imagens nas redes sociais. Em um dos vídeos, um morador relatou também a ocorrência de ventos intensos. A ventania derrubou árvores na cidade.

A chuva de granizo no interior da Paraíba foi provocada pela Cumulonimbus, tipo de nuvem que se desenvolve verticalmente, com alta intensidade e em curto intervalo de tempo. O fenômeno é comum quando há combinação de alta umidade de ar e alta temperatura.

Entre os meses de janeiro e março, o semiárido paraibano atravessa seu período mais chuvoso e, em 2022, a previsão indica precipitações acima da média histórica. De acordo com a  Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), espera-se que chova 600,4 milímetros no Alto Sertão, quando a média histórica é de 480,3 mm. No Sertão, a expectativa é para 482 milímetros, cerca de 25% a mais que a média histórica (385,6 mm). Já o Cariri/Curimataú, cuja média histórica é de 204 milímetros, deve registrar pluviometria de 255 mm.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »