21/03/2024 às 12h01min - Atualizada em 21/03/2024 às 12h01min

Cícero Lucena autoriza obras de reforma do Centro de Referência da Mulher e destaca olhar da Prefeitura

O prefeito Cícero Lucena autorizou, na manhã desta quinta-feira (21), o início das obras de reforma do Centro de Referência da Mulher – Ednalva Bezerra de Lima, no Centro. O equipamento, que conta com uma equipe multidisciplinar para acolher mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e sexual, vai ganhar intervenções para modernizar toda sua estrutura e passar a oferecer ainda mais conforto e qualidade no atendimento.

Durante solenidade, o prefeito Cícero Lucena destacou a importância dos serviços prestados pelo Centro, com mais de 7 mil atendimentos desde sua fundação, há 16 anos, recebendo as mulheres, dando assistência e encaminhando para casas de acolhida e o suporte necessário, de forma humanizada. O gestor disse que a melhoria do equipamento, a exemplo da restruturação da rede de ensino, das unidades de saúde, mercados, entre outros, está alinhada com o conceito da gestão, de oferecer um serviço público tão bom ou melhor do que qualquer outro padrão.


“Um serviço público de qualidade, que ele seja amplo, que ele tenha um olhar macro para a cidade e para as necessidades da população. Ter uma preocupação com aquilo que é mais importante na cidade, que somos nós seres humanos, que somos moradores, juntamente com as demandas que são de competência do poder público. Nós temos que ser capazes, eficientes, competentes, mas temos que agir de forma humanizada, senão não completa o objetivo que nós queremos da nossa gestão, que é cuidar das pessoas”, afirmou o prefeito.

Representatividade – O Centro é administrado pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres – formada por mulheres – de acordo com a secretária da pasta, Nena Martins. Ela explicou que esse foi um pedido junto ao prefeito, que prontamente a atendeu, por entender que a luta do gênero por direitos e proteção merece esse olhar. Ela ainda agradeceu a reforma do equipamento.

“A gente vê que esse Centro vai se transformar em um lugar muito especial para acolher mulheres, porque aqui todos os dias, praticamente, chegam mulheres vítimas de violência e são acolhidas, encaminhadas para a delegacia, para casas de apoio e depois, com auxílio e moradia, para que elas tenham mais dignidade. Agradecer o prefeito por esse olhar, pela sensibilidade de nos atender e estar conosco nessa luta”, agradeceu a secretária.

Assistência – Quem coordena os serviços no Centro de Referência da Mulher é Liliane Oliveira, que informou o número de 30 atendimentos novos por mês no espaço. A maior parte dos casos geram retorno e acompanhamento, passando de 200 registros mensais. Nessa assistência, as mulheres contam com advogados, assistentes sociais, psicólogas, que vêm fazendo diferença na vida de várias.

“Não temos nenhum caso de feminicídio, significa dizer que isso faz realmente diferença e salva vidas. E esse equipamento, ele vem em boa hora para ser reestruturado e dar mais condições de trabalho para todas nós. Isso é uma luta de muito tempo, precisa realmente ter essa melhoria e graças à sensibilidade do prefeito Cicero Lucena, vai fazer valer esse espaço aqui para a qualidade dos serviços”, agradeceu.

Serviço – O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Rua Afonso Campos, 111, no Centro. O telefone para atendimento é 0800-283-3883. E para denunciar qualquer tipo de crime contra a mulher, os canais são: 180 – Central de Atendimento à Mulher (nacional); 153 – Ronda Maria da Penha (municipal); 190 – Polícia Militar; e 197 – Polícia Civil.

Veja as intervenções no Centro de Referência da Mulher:

• Modernização da fachada;
• Execução do projeto elétrico;
• Revisão e recuperação das cobertas;
• Revisão e recuperação das instalações pluviais;
• Reparos e substituições na rede hidrossanitária;
• Substituição de louças e metais;
• Pintura de toda edificação;
• Recuperação e substituição de esquadrias;
• Manutenção, recuperação e substituição de pisos;
• Execução de instalações de prevenção e combate à incêndio;
• Readequação da cozinha e guarita;
• Rampa de acesso principal;
•Adequação da acessibilidade, considerando as possibilidades da edificação.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »