11/09/2023 às 16h04min - Atualizada em 11/09/2023 às 16h04min

Escotismo: Um movimento que valoriza a família na construção de um mundo melhor

O Escotismo é um movimento que há décadas tem se destacado por sua dedicação em promover valores morais, cidadania ativa e a formação de jovens comprometidos em construir um mundo melhor. Na capital paraibana, João Pessoa, o Grupo de Escoteiros Dragões do Mar tem experimentado um crescimento constante, impulsionado por pais que buscam uma educação que vai além das salas de aula, valorizando a socialização, integração, independência e suporte na formação integral de seus filhos.

O Escotismo, fundado pelo britânico Robert Baden-Powell no início do século XX, é conhecido por seus princípios sólidos que visam desenvolver o caráter, a liderança, a responsabilidade e o respeito mútuo.  Por natureza, é um movimento centrado na juventude e é conduzido em grande parte por eles, com o suporte de adultos voluntários. É denominado “movimento” devido à sua capacidade de evoluir continuamente, adaptando-se às mudanças geracionais, sem comprometer seu objetivo educacional fundamental.

No Brasil, a União dos Escoteiros do Brasil – UEB, foi fundada em 4 de novembro de 1924, sendo uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que praticam o Escotismo no Brasil. A União dos Escoteiros do Brasil é a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, sendo titular desse registro internacional desde sua fundação.

O Grupo de Escoteiros Dragões do Mar, localizado na Capital Paraibana João Pessoa, tem sido um exemplo notável da atuação deste movimento. Fundado há 41 anos, o grupo tem crescido consistentemente devido ao interesse de pais que desejam proporcionar uma educação baseada em valores sólidos para seus filhos. As reuniões do grupo escoteiro acontecem aos sábados, a partir das 14h30 na Vila Olímpica Parahyba.

Ivaldo Lima, escotista e pai de uma lobinha do Dragões do Mar, compartilhou sua experiência: “O Escotismo tem sido incrível para o desenvolvimento da minha filha. Ela aumentou sua capacidade de ser uma pessoa mais responsável, respeito e solidariedade ao próximo e a se tornar uma cidadã participativa na comunidade. É uma experiência valiosa que vai além dos livros e das salas de aula. O Dragões do Mar é muito mais que um grupo escoteiro, lá todos somos família!”

O Grupo de Escoteiros Dragões do Mar realiza uma série de atividades que promovem esses valores, incluindo acampamentos, ações sociais, atividades ao ar livre e workshops educacionais.

O Escotismo continua a ser uma referência para pais que buscam um ambiente seguro e enriquecedor para seus filhos, onde valores como altruísmo, responsabilidade, respeito, autossuficiência e lealdade são cultivados. À medida que o Grupo Dragões do Mar cresce, fica claro que o Escotismo continua a ser uma força positiva na construção de um mundo melhor, um escoteiro de cada vez.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »