17/01/2022 às 11h03min - Atualizada em 17/01/2022 às 11h03min

Fornecimento de insulina para a PB deve ser regularizado ainda em janeiro, afirma MS

Empresa que faz distruibuição tem fornecido o produto de forma parcelada e com atrasos, segundo a pasta

Portal Correio
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
O Ministério da Saúde (MS) afirmou que o fornecimento de insulina NPH para a Paraíba será normalizado ainda no mês de janeiro. O estado vem sofrendo com o desabastecimento de alguns tipos do medicamento há alguns meses.

Conforme o Ministério, a Bahiafarma – empresa que faz a distribuição da insulina para os estados, tem fornecido o produto de forma parcelada e com atrasos.

Um contrato com uma nova empresa foi assinado, segundo o MS, e o fornecimento de insulina será normalizado a partir deste mês.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a aquisição de Insulina NPH e Regular é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

“A SES realiza a programação e distribuição do recebido pelo MS. Estamos com falta de fornecimento da insulina NPH por parte do Ministério”, afirmou a assessoria da pasta, em resposta ao Portal Correio.

Em Campina Grande
A Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que está com desabastecimento de vários tipos de insulina há alguns meses.

Desde o início do ano passado, a Terceira Gerência Regional de Saúde tem atrasado a entrega das insulinas em caneta, frasco ampola, regular e NPH.

O órgão justifica que o atraso acontece devido a dificuldade de compra de insumos na pandemia. Em função disso, alguns tipos de insulina não estão sendo ofertados nas Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande, principalmente a insulina em frasco ampola. 

Por outro lado, o município já realizou a compra das fitas de glicemia, usadas para verificar o nível glicêmico no sangue dos pacientes. As tiras estão sendo dispensadas regularmente na farmácia da Secretaria de Saúde Municipal.

Distribuídos para a PB (2021)
  • 123,3 mil frascos de Insulina Humana NPH
  • 25,6 mil frascos de Insulina Humana regular
  • 455,9 mil canetas de Insulina Humana NPH
  • 65,4 mil canetas de Insulina Humana regular
  • 4,4 milhões de agulhas para canetas aplicadoras de insulina


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »