22/01/2022 às 11h54min - Atualizada em 22/01/2022 às 11h54min

Centro de Línguas de João Pessoa inscreve para 600 vagas em cursos gratuitos

Celest é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec)

Portal Correio
Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) (Foto: Divulgação)
O Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa (Celest-JP) abriu, neste sábado (22), as inscrições para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Libras. As turmas serão para o semestre 2022.1. O formulário para as inscrições está disponível no link midi.as/celest2022.

São ofertadas 600 vagas e todos os cursos são gratuitos. O Celest é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec).
 
Podem se inscrever servidores da Prefeitura de João Pessoa, professores da rede municipal e ainda o público em geral (pessoas maiores de 18 anos e que tenham concluído ou estejam cursando ao menos o 6º ano do Ensino Fundamental II).
 
Os cursos serão divididos em até seis semestres letivos. As aulas, previstas para começar no dia 14 de fevereiro, poderão ocorrer de maneira presencial, híbrida ou online, concentradas em um dia da semana, variando a duração de até 2 horas e 30 minutos, dependendo do modo da aula. O Manual do Candidato com todas as informações da seleção e matrículas está disponível no link: https://midi.as/inscricoescelest.

Professores da rede municipal
Os educadores que atuam na rede municipal de João Pessoa devem comprovar o vínculo por meio da cópia do contracheque, ou declaração do setor devidamente assinada e carimbada pelo chefe imediato, além da seguinte documentação: CPF, identidade (certidão de nascimento ou certidão de casamento), comprovante de residência e uma foto 3×4.
 
As vagas disponibilizadas serão para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Libras e Alemão em nível inicial.

Servidores
No caso dos demais servidores da Prefeitura de João Pessoa que queiram participar da seleção, estes deverão comprovar o vínculo por meio da cópia do contracheque ou declaração do setor devidamente assinada e carimbada pelo chefe imediato. O candidato deve ter concluído ou estar cursando ao menos o 6 º ano do Ensino Fundamental II.
 
As vagas serão disponibilizadas nos cursos dos seguintes idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Libras e Alemão em nível inicial.

Público em geral
Esta categoria está destinada às pessoas do público adulto (maiores de 18 anos) e que tenham concluído ou estejam cursando ao menos o 6 º ano do Ensino Fundamental II.
 
As vagas serão destinadas para cursos dos idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Libras e Alemão, todos em níveis iniciais, com exceção daqueles alunos que já tenham conhecimento do idioma, que deverão se inscrever para a prova de nivelamento.

Regra geral
Imediatamente após realizar a inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação (automático, confirmando o preenchimento do formulário). A classificação depende da hora realizada desta inscrição. Caso seja classificado dentro das vagas ofertadas, o candidato receberá um novo e-mail de convocação que o habilita a realizar a matrícula.
 
A matrícula deverá ser efetuada de forma presencial, de acordo com a lista de classificação que será divulgada entre os dias 26 e 28 de janeiro.
 
Para aqueles que se inscreverem em mais de um curso no sistema de inscrição online, mesmo com e-mails diferentes, conforme determina o manual, será considerada como inscrição válida a primeira.

Nivelamento 
São ofertadas vagas para adolescentes e adultos de todas as categorias, a partir do nível II de cada idioma. A prova de nivelamento destina-se aos candidatos que possuam algum conhecimento em língua estrangeira (Inglês, Espanhol, Alemão ou Francês) e Libras que pretendam ingressar, de imediato, em um nível mais. O candidato deve ter concluído ou estar cursando ao menos o 6 º ano do Ensino Fundamental II.
 
Para esta categoria as inscrições também acontecem de forma on-line, mas só na próxima terça-feira (25).

Alunos da Rede Municipal
As matrículas acontecem nos dias 3 e 4 de fevereiro, de forma presencial, na sede da unidade que fica na Av. Presidente Epitácio Pessoa, nº1840, bairro Expedicionários.
 
Poderão se matricular alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II, regularmente matriculados na Rede Municipal do Ensino de João Pessoa. Estes só poderão realizar a matrícula nos cursos de: Inglês, Espanhol ou Francês.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »