27/01/2022 às 10h52min - Atualizada em 27/01/2022 às 10h52min

Paraíba registra chuvas e tempestades de raios, com 2.664 descargas elétricas nas últimas horas

Mapa em tempo real do Elat/Inpe indica, às 10h05 desta quinta, pontos de tempestade de raios no estado

Portal Correio
Relâmpagos iluminaram céu de João Pessoa nessa quarta – Imagem compartilhada nas redes sociais
O litoral paraibano registra muitos relâmpagos desde a noite dessa quarta-feira (26). O efeito luminoso no céu tem chamado a atenção de internautas, que compartilham imagens nas redes sociais. O fenômeno acontece como resultado de raios, precedidos de trovões.

O mapa de raios em tempo real, hospedado no site do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que a atividade elétrica persiste na manhã desta quinta-feira (27). O mapa é atualizado a cada 15 minutos.

No registro feito pelo Portal Correio às 10h, o sistema indicava pontos de tempestade na Paraíba, com intensidade entre baixa e moderada. Às 10h40, as tempestades já haviam evoluído para de moderada a alta. O fenômeno se concentra na faixa leste do estado. Conforme o Elat/Inpe, das 0h dessa quarta (26) às 6h desta quinta (27), 2.664 raios foram registrados na Paraíba.




Previsão indica mais raios

De acordo com o site Climatempo, há condições para pancadas de chuva com raios em todos os estados brasileiros nesta quinta-feira. Muitas áreas de instabilidade crescem por todo o Brasil e atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta a chuva sobre o Nordeste e parte do Norte do Brasil.

O VCAN funciona como uma massa de ar seco para as áreas que estão mais próximas ao seu centro. Nas bordas deste sistema, ocorre formação de nuvens, geralmente cumulonimbus, responsáveis pelo efeito ‘tromba d’água’, que há cerca de um mês atingiu o Litoral de Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa. Já a ZCIT atua na transferência de calor e umidade dos oceanos. É a principal fonte de precipitação nos trópicos, responsável por condições de mau tempo sobre extensa área e desenvolvimento vertical das nuvens.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia divulgado alerta de perigo potencial de chuvas intensas para parte da Paraíba, com validade até as 9h desta quinta-feira. No entanto, as precipitações ultrapassam o horário. Até a publicação desta matéria, o órgão não tinha atualizado a previsão de tempo detalhada para o estado.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »