10/03/2022 às 11h05min - Atualizada em 10/03/2022 às 11h05min

Cabedelo sinaliza desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos

Após Princesa Isabel, Campina Grande e Bayeux, Cabedelo integra lista de municípios que anunciaram a flexibilização do item de proteção

Portal Correio
Murilo Suassuna (Foto: Reprodução/TV Correio)
O secretário de Saúde de Cabedelo, Murilo Suassuna, sinalizou que a prefeitura da cidade portuária pretende tornar facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos nas próximas semanas.

“A nossa taxa de transmissão está abaixo de 0,7 e o nosso índice de vacinação está acima de 90% entre adolescentes e adultos e acima de 70% entre crianças. Os índices de internação caíram significativamente e até mesmo a procura por testagem registrou queda”, justificou Murilo Suassuna, em vídeo transmitido nesta quinta-feira (10) pela TV Correio.

O secretário afirmou que os dados “dão tranquilidade” ao Município para pensar na flexibilização, mas que as autoridades continuarão analisando os números para garantir que haja segurança sanitária na medida.

“Se os números se mantiverem nessa tendência, a gente libera o uso de máscaras em ambientes abertos nas próximas semanas”, disse.

Cabedelo engrossa a lista de municípios paraibanos que anunciaram a flexibilização do uso de máscaras.  Princesa Isabel, Campina Grande e Bayeux foram as primeiras.

Apesar das iniciativas municipais, médico sanitarista e diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Daniel Beltrammi, ex-secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, considera imprudente a desobrigação da utilização do item de proteção em ambientes abertos. Em vídeo postado nas redes sociais, ele defendeu que a população do estado continue a usar máscaras quando estiver fora de casa.

“As máscaras fazem um papel muito importante junto das vacinas. As vacinas sozinhas não conseguem impedir que o vírus chegue até as pessoas. As vacinas fazem com que as pessoas não desenvolvam quadros moderados ou graves da doença. São as máscaras, e apenas as máscaras, que impedem que o vírus chegue ao seu nariz e à sua boca. Por isso, fora de casa, estar protegido com as máscaras é fundamental”, argumentou o especialista.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »