04/04/2022 às 11h56min - Atualizada em 04/04/2022 às 11h56min

João Pessoa registra 23,8% das chuvas esperadas para todo o mês em menos de 24 horas e Defesa Civil fica alerta para emergências

Zona de Convergência Intertropical favorece pancadas mais intensas de chuvas ao longo da semana

Portal Correio
Foto: Arquivo
A Defesa Civil de João Pessoa está com equipes de prontidão devido ao risco de emergências relacionadas às chuvas. De acordo com o site Climatempo, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece pancadas mais intensas ao longo da semana. São previstos temporais entre o litoral de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e toda região entre Amazonas, Roraima, Amapá e Pará.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, em entrevista à TV Correio na manhã desta segunda-feira (4), o acumulado de chuvas nas últimas horas já é de 63 milímetros. Somente na tarde desse domingo (3), o órgão registrou 51,4 milímetros. O Centro da cidade foi a área que mais recebeu chuvas.

A média histórica de chuvas no mês de abril em João Pessoa é de 263,9 milímetros, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Logo, o balanço divulgado pela Defesa Civil aponta que, em menos de 24 horas, a cidade registrou 23,8% do volume esperado para todo o mês.

A Defesa Civil não registrou emergências relacionadas às chuvas, mas alguns transtornos foram verificados em diversos pontos da cidade.

Na Avenida Mandacaru, o motorista de um carro perdeu controle da direção e colidiu com um poste, que tombou sobre a fiação de outros postes. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e da Energisa foram acionadas. Houve interrupção no fornecimento de energia elétrica na região e faixas de trânsito ficaram interditadas por algumas horas.


Na Rua Coronel Benevenuto Gonçalves da Costa, próximo ao Ortotrauma de Mangabeira (Trauminha), a tampa de um bueiro foi removida pela pressão da água e moradores da localidade improvisaram sinalização para evitar acidentes.


Além disso, uma árvore caiu na Rua Oneida Agra da Nóbrega, no bairro do Altiplano.



Houve aumento na lâmina de água do Rio Jaguaribe, que corta a cidade, mas comunidades ribeirinhas foram consultadas pela Defesa Civil na noite desse domingo e informaram não haver inundações nas casas.

A população pode acionar a Defesa Civil de João Pessoa pelos números 0800 285 9020 ou 98831-6885.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »